O Cantinho de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará Textos diversos e Poesias simples com a medida do coração.









Contador Grátis





terça-feira, 7 de novembro de 2017

Mensagens de Luz e Motivação


                            


  Olá, pessoal! Hoje eu vou compartilhar algumas mensagens de luz do livro "Pensamentos Diários" da Editora Ave Maria. Trata-se de um livro católico escrito por Alfonso Milagro.

         


A vida é triste se não for vivida com uma esperança. Pois quanto mais bela for essa esperança, mais belo será o viver. Devemos viver, portanto, com a esperança e com a alegria que Deus semeou em nossos corações, por intermédio de seu filho e nosso irmão, Jesus Cristo.

Tenhamos a cada dia: uma lágrima para todas as dores; um sorriso para todas as alegrias; um perdão para todas as ofensas; uma mão, que se estenda a todas as necessidades; um coração que ame todos os homens; uma oração para todas as horas. 

"Somente as pessoas superficiais evitam enfrentar o problema religioso." (Ortega y Gasset). Não seja superficial... nem medroso.

"A paz é possível, na medida em que for possível o amor." (Mon. Pirônio). 
Sem amor, não pode haver paz; mas, com amor, em qualquer circunstância, se pode construir a paz. Não nos queixemos tanto de que não há paz no mundo: basta darmos um pouco mais de amor e estaremos todos mais próximos da paz.



Sem caridade, o amor à verdade converte-se em intolerância. A verdade é sempre nobre e digna. Mas, se a verdade for mesmo verdadeira, quer dizer, verdade pura, deve ser acompanhada e regida pela caridade. Não saia, pois, em defesa da verdade, sem uma profunda e sincera caridade. 

Todos nós buscamos insistentemente a felicidade. Mas nem todos a encontram. Sabe por quê? Porque muitos não se dão conta de que felicidade começa por fé...

Meu coração queima como brasa; meu peito estala, cheio de amor. É que o Senhor vive em minhas veias, em minha mente e em meu coração. 

Num capítulo da Divina Comédia, Dante encontra um grupo de condenados que não portava letreiro designando suas culpas, como os outros. O poeta então perguntou a Virgílio:
--Que fizeram estes?
--Apenas não fizeram o bem. São uns covardes.

Aquele que não pratica o mal não sabe o bem que faz. Mas também aquele que não pratica o bem não sabe o mal que faz. Os pecados de omissão nem sempre são os mais leves, nem os de menor projeção para a vida espiritual de alguém e para o vem de todos. 



Um dos personagens de Emaús, Antônio, rapaz maltratado pela vida, sem fé e sem crença, apresenta-se perseguido ao longo de todo o livro por duas perguntas: Por que estou na terra? Para que sirvo? Você também pode fazer estas perguntas a si mesmo. 

Não se deve condenar o homem que já não crê em Deus, pois é talvez nossa frieza e avareza, nossa mediocridade e materialismo, nossa sensualidade e egoísmo que sufocaram sua fé (Tomás Merton).

Nossos cristãos têm luz, mas não tem calor. Os ateus têm calor, mas não luz. Você já imaginou alguém que possua luz e calor? 

 [Aqui, ao meu ver, ele incentiva os cristão a serem mais ativos, "calorosos" e enérgicos no bom sentido para haver equilíbrio entre resignação e atitude. Já pensou se você tivesse calor para concretizar a sua luz? Luz com calor seria perfeita. Os ateus costumam ser mais "enérgicos" e até revoltados. Seria um convite para o cristão aprender a ter mais energia e para o ateu aprender a transmutar revolta em boa ação na luz. Um pouquinho de revolta e indignação faz até bem e nos dá energia para o bom combate.]

Os olhos não podem ver bem a Deus, a não ser através das lágrimas. É justo que a pureza de Deus só se revele àqueles que são puros de coração.


Ambères (Bélgica) 


Heine, o célebre poeta alemão, ao admirar a antiga catedral gótica de Ambères, exclamou: "Naquele tempo, os homens tinham dogmas, firmes teses de fé. Nós não temos mais do que opiniões. E, com opiniões, não se constroem catedrais!"

O silêncio é, em certas ocasiões, um ato de energia; o sorriso, também. Às vezes, ambos custam muito. É portanto muito louvável calar e sorrir. 

O homem mais poderoso do mundo é aquele que é dono de si mesmo. As mais árduas lutas são travadas por aquele que se empenha em vencer a si mesmo. 

      


Combater-se a si mesmo é a mais difícil das guerras; vencer-se a si mesmo é a mais bela vitória. Um desejo dominado conduz a resultados mais expressivos.

Deve haver sempre um intervalo entre o impulso e a ação, mas sempre conservando em tudo a presença de espírito e a serenidade de coração.

Não há coisa que tranquilize mais o coração do que ter o domínio de si mesmo. É mais fácil conquistar uma província do que dominar uma paixão. O domínio de si mesmo é a melhor preparação para o combate da vida.

             


Suportar uma palavra mais brusca, reprimir um leve consentimento, condescender com a vontade do próximo, desculpar uma indiscrição, sufocar um pequeno desejo: eis aqui uma porção de atos virtuosos, ao alcance de todo mundo, cuja oportunidade para realizá-los nos é apresentada a cada passo.

Não faça de um copo de água uma tempestade. É melhor fazer um copo de água de uma tempestade. Tudo vai depender de como você tomar as coisas e de como souber separá-las. E em sua vida? Há mais tempestades ou mais copos de água. 

 Você já pensou na forma que Deus deu ao homem? Ele o fez com uma parte vertical, o tronco -- cabeça, coração -- e uma parte horizontal, os braços -- ciência e caridade. O vertical o leva a Deus; o horizontal aos outros homens. 




Encontrei um homem de ótimas qualidades, que muito as maldizia. Perguntei-lhe por que fazia isso e ele me respondeu:
--Porque fazem sombra aos outros e isto ninguém me perdoa.
Será verdade?

[Este trecho me remete à Poesia Quando as Virtudes Castigam que eu escrevi para abordar o lado ruim das virtudes. Clique no seguinte link para ler a Poesia: http://tatycasarino.blogspot.com.br/2016/11/quando-as-virtudes-castigam.html]

Há no mundo aqueles que, incapazes de elevar-se um milímetro por si mesmos, tratam de levantar-se sobre as ruínas dos outros. A inveja não é mais do que o ódio à superioridade alheia.

          
Círculo de mulheres amigas 
que se alegram com a felicidade uma das outras. 



  O melhor indício de que alguém possui grandes qualidades e um generoso coração é não ter inveja dos bens e das qualidades dos outros. A inveja costuma querer apagar as luzes para que na escuridão todos pareçam iguais.

O invejoso vinga-se de sua mediocridade atacando a superioridade dos outros. A inveja é cega e só tem olhos para depreciar as virtudes dos outros.

          


Se um escritor pretende ser tão cuidadoso, a ponto de não escrever nada que possa ser criticado, ele nunca escreverá algo que possa ser lido. Se você quiser ajudar os outros, terá de fazer certas coisas que alguns condenam. 

[Durante muito tempo, tive receio de críticas e medo de magoar quem pensa diferente através de minha escrita. Mas, embora eu continue respeitando quem pensa diferente, eu também respeito a mim mesma e sei que tenho o direito de me expressar livremente. Hoje a minha escrita está cada vez mais autêntica, transparente e livre, já que não tenho mais medo de críticas. Procuro ser fiel a mim mesma e me expressar do jeito mais natural possível.]


Mensagens de Alfonso Milagro publicadas e comentadas por Tatyana Casarino






Nenhum comentário:

Postar um comentário