O Cantinho de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará Textos diversos e Poesias simples com a medida do coração.









Contador Grátis





sexta-feira, 28 de julho de 2017

Oração do Escritor


                                 



     Olá, pessoal! Tendo em vista que, no dia 25 de Julho, é comemorado o Dia do Escritor (ocorreu nesta semana), resolvi compartilhar no Blogue uma oração dirigida aos escritores que eu mesma criei há algum tempo. Essa oração combina perfeitamente com o mês dos Escritores. 
    A oração é uma forma de se conectar com as energias superiores e com o Criador. Para quem acredita em Deus, independentemente do tipo de crença ou religião, é importante seguir rituais, tais como o de pronunciar palavras sagradas, entoar mantras ou simplesmente orar.
    Além das orações tradicionais da Religião Católica (Ave-Maria, Credo, Pai-Nosso, Salve Rainha e etc), eu acredito que qualquer pessoa pode conversar com Deus utilizando as suas próprias palavras. Muitas vezes, há mais fé numa singela oração feita com palavras simples nascidas do coração do que na pronúncia decorada de orações tradicionais. 
      Como eu gosto muito de escrever, criei diversas orações para mim (oração de serenidade, oração para pedir Graças, oração de Agradecimentos e etc), as quais eu costumo guardar num pequeno caderno pessoal. 
        Por ser a semana do escritor, hoje eu venho compartilhar a oração que eu criei para pedir proteção a mim e a todos os escritores. Para quem acredita na existência de energias sutis, sabe-se que toda profissão tem o seu próprio "karma" e a sua própria "egrégora" (conjunto de energias de todas os pensamentos e sentimentos dos seguidores de uma mesma função). 

                        

     

            Egrégora, ou egrégoro (do grego egrêgorein, que pode significar velar ou vigiar) é como se denomina a força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas (mentais e emocionais) da congregação de duas ou mais pessoas. Sim, isso mesmo: duas ou mais pessoas. Duas pessoas juntas já são suficientes para criarem uma egrégora. A forma com a qual você se comporta junto com um amigo é diferente da forma com a qual você se sente ou se comporta diante de outro, já reparou? Porque cada amigo vai criar uma energia diferente junto com você.
        A combinação de energias vai determinar a "vibe" da relação. Numa relação amorosa ou sexual, por exemplo, a carga de energias misturadas é muita forte... É como se duas pessoas se tornassem "uma só". Por essa razão, o resguardo é fundamental. Sem querer bancar a moralista, mas devemos prestar atenção no tipo de pessoa que estamos atraindo para as nossas vidas.
        Já reparou que aquelas pessoas que não se sentem fortes para realizar suas metas são justamente aquelas pessoas que perdem as suas energias em maus relacionamentos? Aí entra outro sábio ditado popular: "Antes ser só do que estar mal acompanhado." Num relacionamento sexual, há uma troca de energias e a mulher, em especial, "absorve" as energias do homem como uma esponja. 


       

          Já percebeu que um homem e uma mulher que moram juntos há muito tempo tendem a ficar parecidos com a personalidade um do outro? Já percebeu que eles trocam as manias, trocam os costumes e misturam o jeito de pensar? Já pensou se o sol se apaixonasse pela lua e o dia virasse noite (daria uma ótima história literária hehehe, mas essa ideia é só minha hein hehehe). Ou se um guerreiro se deitasse com uma sacerdotisa? Ela iria amanhecer louca de vontade de ir para a  guerra e ele louco de vontade de tomar do Cálice do Santo Graal (daria com certeza uma boa história literária hehehe...). Já se perguntaram o porquê das sacerdotisas prezarem a "pureza" (as tradicionais...)? 
         O sol e a lua ficam bem separados, juntos seriam o caos... o caos do tempo. Mas o caos é bom quando vem do amor. O caos só é ruim quando vem do ódio... Osho já dizia que, se você está sempre são, a sua sanidade não é confiável, pois é preciso ficar louco de vez em quando para permanecer são. O amor traz uma certa loucura, desestabilidade e desordem, visto que abrimos mão de nosso ego em prol do outro. Isto é lindo! Mas se ocorrer com a pessoa errada... É um caos que não dá para voltar atrás... 

                        

            Não estou dizendo para ter medo de se relacionar com as pessoas ou ficar cheio de paranoias nas amizades e namoros, mas apenas para tomar cuidado com o caráter e a energia espiritual das pessoas que estão rodeando você. Os relacionamentos são a maior fonte de alegria de nossa vida (ou a maior fonte de tristeza para quem não tem equilíbrio emocional). 

                         

        

              Existem egrégoras boas e más, grandes e pequenas, nacionais e internacionais... Um time de futebol, por exemplo, tem a sua própria egrégora e provoca o mesmo sentimento em seus torcedores, os quais são identificados pelo uso do uniforme do time, pelas cores e pelo hino. Quando entramos em uma igreja, sentimos uma sensação inacreditável de "paz" devido à egrégora de orações, pensamentos positivos e sentimentos de fé cultivados lá dentro. 
          Quando rezamos para um ser de luz, como Nossa Senhora das Graças, por exemplo, estamos nos conectando com a egrégora da Religião Católica, da fé católica, da Igreja Católica e ficamos vinculados a todos os outros fiéis que também acreditam e rezam para Nossa Senhora das Graças.
            Sendo assim, criamos uma "corrente de oração" invisível que torna a fé ainda mais forte. Por isso, dizemos que a "união faz a força". Tal ditado popular possui sua própria sabedoria interna. Há inúmeras experiências que atestam a melhora de determinados pacientes em hospitais que receberam orações de saúde e cura de grupos de orações...
               Quanto à profissão escolhida por nós, sabe-se que ficamos conectados de forma energética e espiritual com as pessoas que têm a mesma vocação que nós. 

                              

                

                    A egrégora dos escritores não é boa nem má, já que possui defeitos e qualidades como qualquer outra egrégora de categoria profissional. 
                  O lado bom de ser escritor é maravilhoso e inclui qualidades ímpares, tais como: a realização de um trabalho criativo, a imaginação fértil, a capacidade de transformar sonhos em realidade, o intelecto aguçado, a sensibilidade extra, a percepção emocional, a criatividade voltada para fins elevados, a contribuição social das ideias inovadoras, o auxílio no despertar espiritual social através das palavras e também o puro entretenimento (qual graça teria o mundo sem entretenimento?). 
                  Não obstante, o lado ruim de ser escritor traz um "karma" pesado a todos os que gostam da arte literária, tendo em vista que toda luz possui sua sombra. 

                             

                  


               E qual seria o "lado sombra" da egrégora literária? O lado sombra seria formado por muitos elementos tabus, tais como: o orgulho intelectual, o isolamento, a "alergia" às críticas, o preconceito social, a inveja (a inveja que pode nascer de rixas entre escritores, do próprio escritor diante de outros com mais sucesso ou das pessoas que não têm talento criativo e invejam os escritores por isso), a tendência ao desenvolvimento de doenças mentais (oh! categoria profissional cheia de gente doida, viu? - me incluo nessa), os tormentos mentais (as mentes mais inteligentes são as que mais criam sofrimento também), os males psíquicos, a autossabotagem (a virtude da criatividade pode se voltar contra a própria pessoa), a melancolia (pessoas inteligentes são as mais tristes), a depressão e o risco de envolvimento com álcool e drogas (muitos escritores e artistas se perdem nesse caminho). 
                   Muitos acham charmosa a associação entre loucura e genialidade e proclamam aos quatro ventos: "Fulano só é genial, porque é louco!"Mas, eu diria: Se Fulano não fosse louco, ele seria muita mais genial, porque o tempo que ele perde angustiado, louco, depressivo ou drogado poderia ser usado para escrever mais e melhor. ;) O gênio lúcido para mim é muito mais charmoso... Se para você não é, reveja os seus conceitos... 

                                  

                   

                   Feita essa análise de egrégora e da egrégora dos escritores, compartilharei a oração do escritor criada por mim:

      Oração do Escritor

      Senhor, eu sou grato pelo dom da criatividade. Quero usá-la sempre para o meu próprio bem e para o bem de todos os que convivem comigo. Que eu saiba sempre, oh! Pai, canalizar a minha criatividade para o bem. Não permita que a minha criatividade seja usada para fins diversos dos Seus. Que a minha mente seja um bálsamo de luz, força e poder positivo. Afasta de mim tudo o que pode ser negativo. Que, ao invés de autodestrutivas ou destrutivas, minhas ideias sejam sempre construtivas e positivas para mim e para os outros. 
       Ajuda-me a escrever para o bem dos leitores. Que as minhas palavras transfiram sempre bons pensamentos àqueles que leem o que eu escrevo. Não permita que o meu dom seja desperdiçado ou se volte contra os bons propósitos. Que o meu dom de escrever esteja sempre aliado aos bons propósitos, à virtude, ao amor e à paz. 
        Afasta de mim, meu Bom Senhor, o orgulho intelectual para que eu não me sinta mais inteligente do que as outras pessoas. Que eu saiba sempre usar a minha inteligência para servir as pessoas e fazer o bem para todas elas. Afasta de mim, meu Bom Senhor, a tendência ao isolamento. Que eu saiba me relacionar bem com as pessoas e me sociabilizar de maneira lúcida e saudável. Afasta de mim, meu Bom Senhor, o medo de críticas. Que eu saiba receber as críticas construtivas e melhorar através delas e que eu saiba ignorar as críticas destrutivas e ser seguro da minha verdadeira identidade. 
            Afasta de mim, meu Bom Senhor, o preconceito social. Que eu saiba usar o meu dom criativo com naturalidade. Afasta de mim, meu Bom Senhor, o amargo sentimento de inveja. Que eu saiba me alegrar docemente diante do sucesso dos outros e dos trabalhos criativos dos outros. Que eu seja segura do meu próprio sucesso e do meu próprio trabalho criativo. Que eu saiba reconhecer que a verdadeira felicidade é invariavelmente sentir-se feliz com a felicidade dos outros. Que eu tenha consciência que cada pessoa possui a sua própria jornada e que toda competição é uma ilusão.
             Afasta de mim, meu Bom Senhor, a inveja que os outros sentem de mim. Que todas as pessoas que invejam a minha beleza interior e exterior se sintam belas por dentro e por fora. Que todas as pessoas que invejam a minha riqueza se sintas prósperas e ricas. Que todas as pessoas que invejam a minha inteligência se sintam inteligentes. 
              Que todas as pessoas que invejam o meu talento criativo possam encontrar seu próprio talento. Que elas não coloquem pedras em minha jornada. Que elas se concentrem na própria jornada de vida delas e se afastem de mim, em nome de Nosso Senhor. Paz e Luz na jornada delas. Afaste de mim todas as pessoas perigosas e desequilibradas. Que, em minha jornada, eu só encontre pessoas boas que desejam de verdade o meu próprio bem. 
              Afasta de mim, meu Bom Senhor, as doenças mentais, os males psíquicos, os tormentos mentais, a melancolia, a depressão e a autossabotagem. Afasta de mim, meu Bom Deus, todo e qualquer risco de envolvimento com drogas e álcool. 
             Que eu saiba que a verdadeira felicidade está na realidade, na simplicidade e na lucidez. Que a minha imaginação só seja acessada no meu trabalho criativo. Que eu conserve a minha identidade e jamais me confunda com a nebulosidade dos maus pensamentos. Que eu só tenha bons e lúcidos pensamentos. 
                Meu Bom Deus, traga para a minha alma as Suas virtudes celestiais de amor, paz, lucidez, igualdade, liberdade e fraternidade. Que a minha alma seja sustentada pelos pilares da autoconfiança, da alegrias, das boas inspirações e da fortaleza espiritual. 
                  Que Jesus, Nossa Senhora, Arcanjo Miguel, Arcanjo Rafael e Arcanjo Gabriel protejam a egrégora dos escritores com boa intuição, luz, discernimento e força espiritual. 
                   Que os seres de luz me auxiliem na realização do trabalho criativo, na imaginação fértil, na capacidade de transformar sonhos em realidade, no intelecto aguçado voltado para o bem, na sensibilidade extra à serviço da comunidade, na percepção emocional voltada para o meu próprio bem e para o bem dos outros, na criatividade voltada para fins elevados, na contribuição social das ideias inovadoras, no auxílio no despertar espiritual social através das palavras e também no entretenimento.
                    Que o Grande Arquiteto do Universo proteja os escritores. Que o Grande Arquiteto proteja os poetas. Que o Grande Arquiteto proteja todos aqueles que usam do Verbo para criar. Que saibamos usar o dom da palavra com sabedoria. 
                    Que saibamos escrever e falar com discernimento, alegria e harmonia. Que saibamos nos proteger da autossabotagem e dos ataques espirituais com amor-próprio, autoconfiança, luz e lucidez. Que saibamos nos proteger da angústia mental e emocional com paz de espírito, Verdade e Justiça. 
                  Que a Espada Azul de Arcanjo Miguel corte todo e qualquer pensamento negativo que tente se aproximar de mim. Que Nossa Senhora das Graças derrame Graças sobre a minha mente, a minha alma, o meu coração, o meu espírito e a minha escrita.
                  Que Nossa Senhora das Graças me cubra com seu manto sagrado e divino protegendo-me de todas as dores emocionais. Que a minha mente saiba criar alegrias e não sofrimentos. 
                     Que o meu Anjo da Guarda me proteja dos ataques do Inimigo e até mesmo dos ataques do meu próprio Ego. Que eu saiba ver a beleza de ser comum, cotidiano e simples. Afasta de mim a necessidade de fama, genialidade, orgulho intelectual ou reconhecimento social. Que eu execute o meu dever com honra sem necessidade de reconhecimento. Que eu saiba reconhecer a igualdade da essência humana ao invés de julgar os outros pelos seus títulos acadêmicos. Que eu seja sempre humilde de coração. 
                    Em nome de Deus que é todo Poder, Glória, Perseverança e Amor, eu me cubro na energia do bem, da paz e do amor e no bem, na paz e no amor eu permaneço para toda a eternidade. Em nome de Deus, que todos os escritores, intelectuais e poetas sejam abençoados. 

  Amém.


Oração criada por Tatyana Casarino.

*Observação: Seria interessante se o leitor dessa postagem compartilhasse essa oração para mais pessoas, especialmente escritores. Não costumo divulgar as minhas orações, mas acredito que ela ficará mais forte se outras pessoas rezarem junto comigo. Seria muito benéfico se as pessoas rezassem para os escritores todo dia 25 de Julho, dia do Escritor. Os elos de nossa egrégora ficariam mais iluminados numa corrente de oração. ;)

*Observação 2: Se você gostou do tema desta postagem, você provavelmente vai gostar dos 33 Mandamentos dos Poetas Melancólicos:

http://tatycasarino.blogspot.com.br/2017/01/os-33-mandamentos-dos-poetas.html

Abraços,

Taty. 



2 comentários:

  1. >> Sem querer bancar a moralista, mas devemos prestar atenção no tipo de pessoa que estamos atraindo para as nossas vidas. << Concordo demais, a energia em torno de nós, somos nós mesmos quem cria. Precisamos cuidar de nossa energia para poder ajudar os outros. >> Num relacionamento sexual, há uma troca de energias e a mulher, em especial, "absorve" as energias do homem como uma esponja. << Já li sobre isso, é bem grande a transferência de energias né? Interessante o lado sombrio da área literária. Ameiiii essa oração!!! Compartilhe mais conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fer! Tudo bem? Obrigada pelo comentário. Se os leitores especiais como você gostarem deste assunto, poderei trazer mais conteúdos deste tipo para o blog. Abraço!

      Excluir