O Cantinho de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará Textos diversos e Poesias simples com a medida do coração.









Contador Grátis





domingo, 17 de abril de 2016

Os signos da Turma da Mônica

              



      Olá, pessoal! Tendo em vista que as minhas postagens mais lidas são referentes às análises astrológicas que fiz em relação aos personagens da Disney, hoje resolvi escrever uma análise astrológica de uma turminha brasileira maravilhosa que mora dentro do meu coração dede criança.
    Se hoje eu amo tanto incentivar a cultura, ler, escrever e estudar as ciências humanas, devo ser grata à Turma da Mônica. Atualmente, sou advogada, bacharel em Direito, faço especialização em Direito Constitucional Aplicado e pretendo ser escritora de assuntos jurídicos e professora além de escritora de ficção e poetisa (minha nossa, quantas metas essa menina tem hehehe). Sempre tive uma "veia" social e uma "veia" artística dentro de mim e pretendo ter múltiplas funções que me permitam expressar as diversas "Tatyanas" que moram dentro de mim (além de escrever na poesia sob diversos heterônimos hehehe, o que já demonstra toda a multiplicidade).

                     

"Proibido Caçar!" - Tirinha do Chico Bento

      
            Essas minhas duas "veias" sempre foram lapidadas e incentivadas de maneira positiva quando eu era criança sutilmente pelos gibis da Turma da Mônica. Quando os meus pais compravam gibis da Mônica para mim, eles não tinha noção do bem enorme que estavam fazendo. Mais do que incentivar a leitura, eles estavam incentivando a minha formação cidadã, ética e social. Nas histórias de Papa Capim e de Chico Bento, meus olhos infantis captavam toda a crítica social dirigida às devastações ambientais nas entrelinhas de histórias divertidas, lúdicas e leves, formando, desde aquele momento, todo o meu espírito crítico para defender as causas sociais e ambientais.
         Quando a melancolia me invadia devido aos mais variados sentimentos de inadequação e solidão que sempre me abateram (sempre me considerei uma criança diferente, com ideais distantes dos do senso comum e com um mundo interior vasto), encontrava na figura de Horácio o consolo da minha alma, já que ele demonstrava que, mesmo sendo filhote de Tiranossauro Rex, era possível ser vegetariano, meigo e romântico, contrariando o conceito de que força é sinônimo de selvageria ou brutalidade.

                   

          
              O animal mais perigoso também pode ter uma alma meiga, e isto pode nos levar a alegorias tão bonitas no que tange ao próprio ser humano. Mesmo vivendo em um mundo predador, egoísta, grosseiro e competitivo, onde o homem é o "dinossauro" do homem (hehehe, essa paráfrase de Hobbes com Turma da Mônica ficou criativa), podemos ser românticos, meigos e filosóficos sem abrir mão da essência forte. Já li que Horácio é um arquétipo do próprio Maurício de Sousa e acredito que ele seja ainda mais genial por isso.
             Quando eu era incompreendida por sentir tanta ira dentro de mim quando era "zoada" (zombada) dos outros na escola ou quando eu tinha uma veia passional quase "histérica" que extravasa em lágrimas e angústias dolorosas na infância, enxergava na Mônica um bálsamo de compreensão e amor. Ao contrário das críticas infundadas de alguns "psicólogos" por aí que dizem ser negativas as influências da Mônica sobre as crianças devido à agressividade que ela expressa nas coelhadas, eu creio ser muito positivo que a criança veja a sua personalidade retratada de forma lúdica e saudável como ocorre na leitura dos quadrinhos feitos de forma competente pela equipe de Maurício de Sousa.
                
                           

               
             Eu considero muito mais saudável para as crianças conviverem com personagens naturais tão humanos quanto elas e que poderiam ser elas mesmas ou os seus amiguinhos do que conviverem com as visões maniqueístas dos contos de fada que dividem tudo entre princesas x bruxas e príncipes x dragões. A ilusão maniqueísta de que o mal é personificado em uma bruxa e em um dragão e o bem em uma princesa e um príncipe perfeitos causa danos à maturidade emocional das crianças, as quais precisam encarar a realidade com as suas imperfeições e entender de que não existem pessoas perfeitas nem tampouco pessoas totalmente ruins. Entender que não existem seres humanos perfeitos é o primeiro passo no rumo ao amadurecimento, pois a vida, apesar de suas imperfeições e obstáculos, é bela e merece ser vivida.
                 Aprender a corrigir os seus defeitos é o primeiro passo da evolução e do aperfeiçoamento humano. Se eu não enxergar os meus defeitos, como irei lapidar a minha alma? De uma forma divertida e leve, eu pude ter empatia pela Mônica e compreender a raiva que ela sentia quando era chamada de "baixinha, gorducha e dentuça".

                   

                 
                 Ao invés de distribuir coelhadas por aí (apesar de, algumas vezes, ter sentido a vontade hehehe), eu passei a ser mais feliz com a minha própria personalidade e menos angustiada, pois a autoestima foi uma herança que a Mônica trouxe para mim quando eu me identifiquei com ela. Eu vi que meninas meigas, bondosas e corajosas também eram "zoadas" e tinham inseguranças e ira. É um tabu dizer que criança sente raiva, e eu não sei o porquê de tal "tabu" se ficar bravo é um sentimento tão comum ao ser humano.
                 Apesar de ficar brava com Cebolinha e Cascão e distribuir as suas coelhadas, Mônica sempre demonstrou um espírito de valentia e justiça que me causava tremenda admiração. Não podemos nos esquecer de que, no final das contas, ela sempre perdoava os seus amiguinhos e, depois das coelhadas, todo mundo voltava a ser companheiro um do outro de novo.
                O companheirismo da turma da Mônica é incrível, e eu acredito que as crianças deveriam se espelhar nisso para serem mais unidas. Em uma certa gibi, Mônica expressa que desejaria ser advogada para defender a causa dos mais fracos e eu achei linda a ideia (ainda mais por ter lido a historinha enquanto fazia Direito). É preciso lembrar que Mônica sempre usou a sua tremenda força física para o bem, defendendo seus amiguinhos, defendendo o seu bairro e a sua família. Esta noção de companheirismo e justiça preencheu o meu coração. A Mônica me ensinou que é possível canalizar a força para o bem e que, apesar das inseguranças internas, toda pessoa pode ser uma fortaleza!
               


            Maurício de Sousa, para mim, é um dos maiores gênios brasileiros de todos os tempos por sua criatividade em criar personagens tão humanos e cheios de vida. Eles parecem reais! Para mim, é como se eles fossem reais! Uma das maiores competências da arte literária é empregar verdade no que se escreve ou inventa, e eu creio que o Maurício fez isso muito bem! Admiro o trabalho dele no campo artístico, social e cultural, principalmente no que toca a promover os direitos das crianças e dos adolescentes e incentivar a inclusão social com os seus personagens representativos de pessoas com necessidades especiais como Humberto, Lucas e Dorinha.


   Bem, mas agora, depois desta larga introdução hehehe, vamos finalmente fazer uma análise astrológica de quais seriam os signos dos personagens da turminha na minha opinião de estudante de Astrologia (estudo Astrologia desde a infância, já mencionei que fui uma criança diferente do senso comum hehehe). Observação: a análise abaixo será decorrente da visão da autora do Blog, Tatyana Casarino, e não demonstra os signos oficiais da turminha. Vamos lá!




Áries -- Astronauta

   Audacioso, ousado, destemido, pioneiro, desbravados de terras intergalácticas, Astronauta representa muitíssimo bem o signo de áries, tendo em vista que Áries é um signo desbravador, valente e pioneiro em suas atividades. Áries é o signo regente de pessoas aventureiras e que não têm medo de arriscarem as suas vidas se forem preciso em suas profissões.         
  Profissões de risco como, por exemplo, pilotos de fórmula 1 (Ayrton Senna era do signo de áries do dia 21 de março), pilotos de caça da Aeronáutica (meu pai exerce esta profissão e é do signo de áries, faz aniversário dia 05 de abril), esportistas e astronautas são dominadas por pessoas do signo de áries, um signo regido pelo Planeta Marte e que distribui um espírito competitivo, pioneiro e corajoso entre os seus nativos. Por vencerem na vida por sua própria força e demonstrarem bravura e paixão pelo que fazem, arianos são representados pelo nosso querido Astronauta.

      *Vejam o que a Turma da Mônica Wiki diz acerca de Astronauta (características bem arianas como lutas, bravura e esperteza estão bem presentes na personalidade dele):
    
      Astronauta, agora chamado de Comandante Astronauta, apareceu na edição de nº 03 da Turma da Mônica Jovem para prender Cabeleira Negra. Ele também ajudou a vencer Kracker. Tem uma participação mais fixa na série "O Brilho de um Pulsar", como comandante do Cruzador Espacial Hoshi, tendo como ajudantes Tenente Xabéu e Alferes Zé Luis. Na edição nº06 quando Cebola não o reconhece, Cascão diz que ele participa de um jogo chamado Super Mortal Fighter Plus Champion Edition. Depois de ter levado uma surra de um robô Pulsar, na edição de nº 07, ele avisa sobre o Império Karoton. Na edição nº 08, ele e Franjinha descobrem o ponto fraco do inimigo. No final, Mônica o descreve como alguém que sempre vê as coisas pelo lado ruim, e que apesar de ser duro e frio, é uma boa pessoa. É mencionado pelo Cosmo Guerreiro na edição de nº 12, dando a entender que eles se conhecem.





Touro -- Chico Bento

    Simpático, puro, inocente, vinculado às tradições e à família, carinhoso, romântico, travesso, apegado à terra, à natureza e aos animais, Chico Bento é a representação do signo de touro, um signo regido por vênus e extremamente ligado aos prazeres cotidianos da vida. De passos lentos, mas bem determinados, o taurino faz o seu rumo e, às vezes, é acompanhado de uma certa "preguiça", a qual também está ao lado de Chico quando ele, ao invés de fazer a lição de casa, dorme na rede.
      O amor aos simples prazeres da vida é característica forte de Chico Bento, que adoro nadar, pescar, desfrutar de uma boa goiaba (geralmente, "roubada" do pé de goiaba do Nhô Lau hehehe) e sair de mãos dadas com a sua linda e amada Rosinha.

   Curiosidade que está na Wiki Turma da Mônica:

 Já foi revelado que Chico Bento é do signo de Câncer (Ele nasceu em julho como revelado em É sete Chico Bento), porém em uma história a avó dele afirma que ele nasceu no Dia de todos os Santos, mas para isso ele teria que ter nascido no dia 1º de novembro, que não está englobado no signo de Câncer, e sim de Escorpião.

    Mesmo assim, eu acredito que Chico Bento representa muito mais o signo de Touro por todas as caraterísticas já expostas. Chico é tranquilo demais para ser considerado canceriano ou escorpiano, tendo em vista que estes signos são passionais e emotivos devido à influência do elemento água. Chico está visivelmente vinculado ao elemento Terra e ao signo de Touro, visto que é tranquilo, simples, apegado aos prazeres cotidianos, preguiçoso e guloso hehehe.

         


   Gêmeos -- Cebolinha

 
   Inteligente, curioso, esperto, comunicativo, vive a planejar "planos infalíveis" e sua fala não consegue acompanhar o fluxo rápido de seu pensamento, atropelando, de vez em quando, as palavras e trocando o "R" pelo "L", Cebolinha é o arquétipo típico do signo de Gêmeos. Este signo de ar é regido por Mercúrio, planeta da fala e dos processos mentais, o que, geralmente, produz nativos que vivem a pensar e a elaborar ideias. Agitados, muitos geminianos são "hiperativos" aos olhos dos outros, já que são versáteis e conseguem exercer muitas atividades ao mesmo tempo.
     No entanto, apesar de suas ricas ideias e complexos processos mentais, muitos geminianos não conseguem concretizar na vida prática os seus planos ideais, necessitando da ajuda de alguém do signo de terra (capricorniano, taurino ou virginiano) para implementar, na prática, os seus sonhos. A maior angústia de Cebolinha é justamente não conseguir concretizar os seus "planos infalíveis", os quais são aparentemente inabaláveis na teoria, mas pouco realistas na prática. Sendo assim, acaba sempre sendo descoberto, levando, obviamente, coelhadas da Mônica.
        Oficialmente, Cebolinha seria do signo de Escorpião, mas eu discordo. O arquétipo de escorpião não é espontâneo, falante, expansivo e bem humorado como Cebolinha, já que escorpião representa a discrição, a introspecção e os planos elaborados no "subterrâneo" e revelados muito tempo depois e as pesquisas profundas de longo prazo. Os planos de Cebolinha são rápidos e versáteis, objetivando tirar a "coroa" de dona da rua da Mônica. As mudanças de planos, a versatilidade e os "dribles" de pensamento são características geminianas.
         Reparem que, quase em todas as histórias em que o Cebolinha aparece, há um balão de pensamento sobre a sua cabeça indicando as suas ideais ou ele está conversando com outro personagem, comunicando as suas ideias com o Cascão, por exemplo. A agilidade de pensamento é uma característica forte de gêmeos cujos nativos são comunicativos e muito mentais e inteligentes.
          Vale lembrar que Fernando Pessoa, meu poeta favorito, era do signo de gêmeos. O poeta mais versátil da história da literatura conseguia transitar por diversos estilos e escrever sob diversos heterônimos. Gêmeos pode ter dificuldade em focar em um único objetivo, mas podem ser gênios se direcionarem bem a capacidade mental de ampliar o conhecimento em temas variados e universais para depois unir em uma só teia o seu complexo aprendizado. Gêmeos até rima com gênios hehehe. :)
          Sabe-se que Cebolinha sempre tem um plano diferente guardado e sua mente gira em diversas hipóteses para capturar o coelhinho Sansão e "destronar" a Mônica do posto de "Dona da Rua".



        

Câncer -- Mônica

   Creio que a maior surpresa desse texto seja a revelação da minha opinião astrológica acerca da Mônica. Justamente por eu ser canceriana, vocês podem pensar que eu estou tentando favorecer o meu signo hehehe, mas eu juro que tenho razões lógicas e fundamentos astrológicos para a minha análise (eu já disse que, desde criança, tenho pensamentos diferentes do senso comum, então não deve ser surpresa o meu posicionamento diferente dos demais astrólogos e dos signos oficiais hehehe). Para a minha tese repleta de argumentações, permitam-me escrever mais linhas para a Mônica hehehe.
     A maioria das pessoas observa a Mônica como sendo do signo de áries, o qual seria o signo oficial mesmo dela, já que os gibis da época de março/abril trazem o aniversário dela geralmente em alguma história. No entanto, dizer que a Mônica é de Áries simplesmente por ela ser brava seria uma análise muito superficial, e eu não gosto de análises superficiais, sou uma pessoa observadora e analítica, que "viaja" em processos mentais bem mais profundos (isso se deve ao meu plutão em escorpião posicionado bem na minha casa 1 do mapa astral, o qual faz vários aspectos tensos e harmônicos).
      Está certo que a bravura é uma característica evidente da Mônica e um ponto alto da personalidade dos arianos, mas eu não resumo o arquétipo representado pela Mônica à ira de suas coelhadas. Ela é muito mais complexa, multifacetada e sua personalidade merece uma análise mais profunda. A essência da Mônica é notadamente feminina, amorosa, carinhosa, meiga, romântica e intuitiva, o que vincula a sua personalidade ao signo de câncer.
     

         


      Ela sempre descobre os planos "infalíveis" feitos contra ela e acaba "desmascarando" o Cebolinha e o Cascão por meio de sua intuição, considerando que a alma profundamente intuitiva é uma característica forte das pessoas de câncer. Além disso, Mônica é passional, sentimental, profundamente emotiva e, às vezes, insegura, representando muito bem os cancerianos. Em inúmeras histórias nos gibis, Mônica aparece suspirando pelo Fabinho, menino muito bonito que mora na "rua de baixo" do Limoeiro, sonhando acordada com histórias de amor e brincando de bonecas com seu jeitinho meigo. Pessoas de áries não são tão românticas, sensíveis e meigas assim.

               

    
        Magali, a sua melhor amiga e confidente, é a única que sabe de seus sonhos de amor e de sua sensibilidade, já que, para as demais pessoas, Mônica passa uma imagem de brava e dura como se a sua aparência fosse a sua "casca" de proteção (o caranguejo, animal simbólico do signo de câncer, possui um conteúdo frágil e mole por dentro da "casca" que esconde sua essência e protege o seu ser). Mônica costuma ter uma voz muito doce e, muitas vezes, aparece chorando escondido em alguns gibis ou magoada com algo que aconteceu.
       Cancerianos se magoam facilmente e, às vezes, sua mágoa extravasa em lágrimas. Muitos associam essas características à fraqueza, mas ser sentimental não é ser fraco. É preciso ter muita força para equilibrar as emoções e encarar o mundo, e Mônica demonstra que um canceriano pode ser uma fortaleza. Apesar de ser segura de si e ter a personalidade forte, não são raras as vezes em que Mônica filosofa sobre as suas inseguranças e demonstra insatisfação consigo mesma. Sensível às críticas e às zombarias, ela transforma a sua defesa em ataque quando, ao invés de se esconder e chorar, enfrenta os garotos com as famosas coelhadas.
            

        
           Salienta-se que até o jeito de ela expressar a sua ira é meigo: através de seu bichinho de pelúcia favorito, o coelho Sansão. Sansão carrega esse nome de forma simbólica já que faz alusão ao personagem bíblico representante da força. O responsável pela força de Mônica é Sansão. É como se ele fosse o "amuleto" da força dela, a parte "ariana" dela, o lado guerreiro e seguro da nossa linda Mônica. Mas, em essência, Mônica é romântica, discreta, idealista e sonhadora. Ela não procura brigas ou disputas nem apresenta o típico espírito competitivo de Áries. O fogo de sua ira somente é acendido quando provocado injustamente.    
            O sol é a nossa essência, o nosso brilho interior. Eu aposto que o sol de Mônica está localizado no signo de câncer (a posição de nosso sol no mapa astral corresponde ao nosso signo, cada mês apresenta um signo solar diferente). Pode ser que o jeito aparentemente bravo da Mônica seja decorrente de um ascendente em Áries ou um planeta marte bastante evidente em seu mapa astral (discussões astrológicas mais profundas se fôssemos fazer um mapa astral da Mônica). O planeta plutão (para todos os efeitos, plutão não deixou de ser um planeta para a astrologia) proeminente no mapa astral da Mônica também pode indicar seu temperamento explosivo, autêntico e sua personalidade forte e cheia de magnetismo. Se a Mônica for como eu e tiver um aspecto de oposição entre marte e plutão, aí sim ela será uma canceriana bem brava e determinada. :)
       Enquanto o ascendente é o que parecemos ser, a nossa forma de se colocar na sociedade, nossas tendências comportamentais iniciais diante do mundo e nosso escudo de proteção, o signo solar é a essência, o nosso brilho interno. Portanto, acredito que embora a Mônica se expresse de um jeito bravo diante do mundo (o que poderia ser ocasionado devido ao ascendente em áries, marte e plutão fortes no mapa e etc), a sua essência é romântica, mais sensível do que possamos imaginar, poética e muito doce (isto é puro signo de câncer).    
        Eu, por exemplo, tenho ascendente no signo da balança: libra. Minha forma de expressão diante do mundo é a diplomacia, o equilíbrio e a intelectualidade muito embora, por dentro, eu seja sensível como um caranguejo. Eu também tenho marte em oposição à plutão, portanto cuidado comigo, senão vai levar coelhadas hehehe! Não somos só o nosso signo, somos um universo de influências astrais combinadas de um jeito único. Só você pode ser você: parece óbvio, mas a singularidade e a diversidade foram presentes de Deus. É como se Deus, o Grande Arquiteto do Universo, fosse, além de arquiteto, engenheiro de Software, sendo o programa de "computador" de cada um representado pelo seu mapas astral. :) 
         Outra característica forte e bonita da Mônica é o perdão. Ela se magoa com facilidade, o que é verdade, mas ela também perdoa com a mesma facilidade. Mesmo ferida por dentro, ela perdoa os seus amigos (após distribuir umas coelhadas é claro hehehe). Os cancerianos são assim: eles têm excelente memória, magoam-se facilmente, mas também possuem uma capacidade de entrega ao amor de forma impressionante, ajudando os outros incondicionalmente e perdoando de maneira muito linda quando vencem sua mágoa através da fé e do companheirismo.
          Por fim, quis com este texto derrubar o mito de "canceriano chorão e fraco" e "áries valentão". Áries é um signo tão lindo quanto câncer, pois todos os arquétipos possuem a sua própria beleza, e eu não gosto de rótulos dentro da astrologia. Cancerianos também possuem força (aliás, possuem muita força interior quando equilibram as suas emoções). Os nativos de Áries também têm sentimentos e uma sensibilidade oculta. :)
            A Mônica possui aquela mesma força canceriana maternal expressa por mães que são capazes de levantar automóveis para salvar os seus filhos. Mulheres, aparentemente frágeis, que possuem uma força tremenda e inacreditável, selvagem e feminina ao mesmo tempo. Além do mais, Mônica é muito apegada ao seu bairro, à cidade natal e à família, características típicas de câncer que costuma ter nativos patriotas e apegados às raízes. Mônica é patriota, ela é um dos maiores símbolos nacionais que temos. O Brasil deve ter orgulho de exportar histórias da Mônica. :)
               

          
         Se você ainda está duvidando da força dos cancerianos ou da bravura deles, experimente provocar injustamente alguma pessoa do signo de câncer ou alguém estimado pela pessoa do signo de câncer (familiar ou amigo íntimo) e você conhecerá toda a fúria do caranguejo hehehe. Canceriano é muito apegado à família, ao lar, à cidade natal e às raízes como a Mônica. Se você prejudicar alguém da família dele então, prepare-se para muitas coelhadas hehehe. :)


            


Leão -- Dorinha

   Leoninos brilham mesmo sem querem brilhar. Assim é a Dorinha: um sol que brilha e que marca presença com a sua personalidade forte e segura. Também quero com este texto derrubar o mito de "leonino metido". Leão é um signo que sempre estará em evidência (quer ele queira ou não). O leonino é aquele que, quando passa ao seu lado na rua, você sutilmente observa ainda que inconscientemente. Concordo que alguns leoninos ficam vaidosos e acabam se tornando egocêntricos, mas esses representam a minoria. A maioria dos leoninos são extrovertidos, alegres, cheios de energia e humildes (acreditem se quiser), irradiando a sua luz para todos e despertando a luz interior do próximo. Leão representa um dos signos mais generosos que existem quando estão com as energias em equilíbrio.
     Ele é feliz e iluminado e também quer que todos sejam felizes e iluminados. Ele espalha luz, distribui sorrisos e ajuda as pessoas a terem orgulhos de si mesmas e a mostrarem a sua própria identidade e luz. Enquanto Câncer, o signo anterior à leão, representa as raízes de uma árvore, por exemplo, Leão representa a época em que os frutos dessa árvore ficam em evidência. Portanto, Leão é o signo da evidência, o signo do holofote. Leão é aquele arquétipo que "absorve" as características de criatividade do signo lunar anterior expõe para o mundo a sua arte de forma solar e autêntica, ou seja, sem medo e isento de timidez. Onde está leão em nosso mapa astral significa aquela área da vida onde nascemos para brilhar e para ficar sob os holofotes.
       Leão contagia a todos com a sua luz. Ele rege as artes, o lazer, a nossa criança interior, o amor, as paixões e o prazer. Leão é líder nato, sendo iluminado e generoso. Ele é líder, pois desperta nos outros a vontade de fazer as tarefas, o entusiasmo e a paixão. Leão tem uma tremenda capacidade de inspirar as pessoas e de influenciar grupos. Ele tem talento para gerenciar uma empresa por exemplo.
       O arquétipo de leão é a vela que acende outras velas. Eu considero leão humilde, pois leão é regido pelo sol, e o sol é humildade pura. Todos os dias, o sol amanhece e dá a sua luz e o seu calor ao planeta Terra sem pedir nada em troca. O sol brilha por si só, ele não quer aplausos.  O seu maior espetáculo ocorre em um momento onde a maioria das pessoas está dormindo ou correndo atrás (de forma estressada) do seu trabalho, sem tempo para observar as maravilhas do Grande Arquiteto (infelizmente as pessoas perderam o contato com a natureza e a capacidade de gratidão diante do universo).
          Eu tenho, por exemplo, Mercúrio em Leão na Casa 10 (casa da carreira), lembrando que Mercúrio é o planeta da comunicação. Então, embora eu seja canceriana em essência, minha forma de se comunicar é leonina. Eu passo uma impressão leonina quando falo e escrevo. É por isso que escrevo com tanta paixão e entusiasmo.
            Nos seminários da faculdade, quando eu ultrapassava o meu silêncio contemplativo típico da sala de aula e abria a boca para debater algum assunto em seminários, os professores me elogiavam e diziam: "Cadê aquela garota tímida e quieta que fica observando a aula de forma discreta? Ela agora na minha frente se tornou um Leão." --Frase que, muitas vezes, ouvi. Me marcou quando ouvi esta frase de uma professora de Economia no segundo semestre do Direito, pois me senti muito honrada e feliz por surpreender a todos com o discurso que eu havia estudado com tanto amor, dedicação e paixão.
              No âmbito da comunicação, gostaria de expressar o meu "leão" literalmente hehehe. Escrevo esse blog com muito amor e entusiasmo, a minha forma de se comunicar é cheia de paixão e amor. O que é mais surpreendente em tudo isso é que quem me vê assim tão comunicativa hoje (e num estilo de comunicação bem leão hehehe) não imagina que eu era super tímida e passei por diversas fobias na infância, fobia escolar e espectros de fobia social também (tenho saturno entre a casa 4, casa da infância, e a casa 5, casa da exposição). Posso afirmar que "superei" o meu saturno, mas ainda sinto forte influência saturnina em mim, principalmente no que tange à discrição, à simplicidade e à seriedade.
                     Sinto muito a energia de saturno ainda, não gosto de me expor à toa, não gosto das exposições exacerbadas das redes sociais e ainda me sinto incomodada quando tenho a privacidade invadida. Mas, diante de um discurso apaixonado por um tema que eu gosto, eu me transformo em uma "prima-dona" (expressão para pessoa expressiva como a cantora principal de uma ópera) hehehe. A minha exposição precisa ter um propósito, a minha fala e a minha escrita precisam ter bons conteúdos, não gosto da ostentação vazia de nossos dias, quero ser e não parecer. Conteúdo em primeiro lugar sempre, a aparência sem conteúdo é como uma flor sem néctar.
                Me senti realizada por ter encontrado a minha paixão, e isso despertou a comunicação leonina dentro de mim. Onde está o leão dentro de você? Todos nós temos, dentro do mapa astral, a influência não apenas do próprio signo, mas de todos os signos e planetas de forma peculiar no Software da Alma. Onde está o seu lado leão? Onde está o seu talento único? Onde está aquela chama da sua alma? Onde está a sua luz? Onde você pode brilhar? Qual o segredo do brilho de leão? Amar o que ele faz.     
         A astrologia nos ajuda a descobrir a vocação. Recomendo para todos que queriam estudar astrologia e que são iniciantes no assunto o livro "Palavras-Chave da Astrologia" de Hajo Banzhaf e Ingrid Haebler. Neste livro, há a descrição didática da roda zodiacal como se as casas astrológicas fossem "palcos", os planetas fossem "energias, agentes ou atores" e os signos "personagens, arquétipos, roupagem".
         Hoje o texto vai derrubar mitos da astrologia: derrubei o mito de "áries valentão" e de "câncer chorão" e agora derrubo o mito do "leão metido". Todos os arquétipos são lindos, o Grande Arquiteto não fez qualquer Software por acaso. Todos eles possuem uma missão linda se canalizarem os seus talentos para o bem. Leão não é metido, pois ele não tem necessidade de status ou ostentação. Ele não quer parecer, ele quer ser, o que é totalmente diferente. As obras dele dizem, por si mesmas, o brilho dele. Ele não tem necessidade alguma de ostentar. Afinal, a árvore se conhece pelos frutos, e os frutos de Leão já dizem tudo.

             

         
    Veja o que a Turma da Mônica Wiki diz acerca da Dorinha:

    A personagem será responsável por mostrar aos amiguinhos uma nova maneira de ver a vida. “Por entender que se pode educar por meio das histórias em quadrinhos, decidi aumentar a Turma. A Dorinha vai mostrar às crianças como ouvir o som do mundo, sentir seus perfumes, e sugerir o hábito da inclusão, onde todos se tratam de igual para igual, independentemente de alguma deficiência física”, disse Mauricio de Sousa. --- Essa descrição é puro signo de Leão, pessoal. Leão ensina a todos novos hábitos de perceber o mundo (ouvir o som, sentir o perfume, sentir o calor do sol e etc). Leão também defende o direito de todos expressarem a própria personalidade. Não são raras as personalidades leoninas da mídia com projetos sociais de inclusão social ou ainda leoninos que usam a fama e os holofotes para ajudar as pessoas com necessidades especiais ou que sofrem discriminação social.

    Já no primeiro momento, Dorinha aparece deslumbrante, com roupas fashion, corte de cabelo moderno, óculos escuros, segurando, em uma das mãos a sua bengalinha e, na outra, a coleira do seu cachorro Labrador chamado Radar. A personagem, bastante extrovertida, logo faz amizade com a turminha e decide brincar normalmente como qualquer criança. A partir daí é que ela surpreende os amiguinhos através de suas habilidades e sentidos aguçados como o tato, a audição e o olfato. --- Preciso comentar alguma coisa? Ela é puro Leão, minha gente! hehehe. Ela já chegou arrasando na Turminha: toda linda, autêntica e extrovertida. :)
      

         


Virgem-- Professora Marocas

   Dona Marocas Salgado é a professora da Turma do Chico Bento. Ela é inteligente, organizada, disciplinada, séria, exigente, perfeccionista, rígida e muito centrada. Ela tem os "pés no chão" e representa muito bem o signo de virgem, um signo cujo arquétipo representa a ordem e a disciplina, bem como a inteligência e os planejamentos. Já ouvi dizer que ela seria de Câncer por ser fofa, meiga e uma espécie de "mãe" para os alunos, recebendo maçãs de presente em um cenário interiorano e doce. Mas, eu vejo nela o retrato da disciplina, o que a caracteriza como virginiana. É ela quem tira o Chico Bento da preguiça e o incentiva a estudar. Ela é o puro arquétipo da ordem.
    É importante ressaltar que, assim como gêmeos, o signo de virgem possui como regente o planeta Mercúrio, o que, geralmente, influencia os seus nativos ao plano mental. A versatilidade é outra característica forte do adaptável e mutável mercúrio e, nesse sentido, vale lembrar que a professora Marocas dá aula de muitas matérias distintas, desde humanas como história, gramática, redação até exatas como matemática, física, química.
     Não são raros os professores do signo de Virgem. Vou derrubar aqui nesse texto mais um mito: o de que os virginianos são "certinhos", "organizados demais", "perfeccionistas" e "chatos". Eles não são nada disso! Acontece que, ao contrário de peixes, virgem não consegue deixar de lado a responsabilidade do cotidiano para fugir para o mundo de fantasia ou viver apenas do etéreo e do espiritual. Virgem precisa sentir os seus pés no chão, virgem precisa realizar e, para tanto, seus nativos necessitam de concentração no aqui e no agora.
    É por isso que eles são observadores e apegados aos detalhes, pois eles precisam concretizar as suas ideias por representarem o elemento Terra. Eles se sentem felizes quando concretizam os seus planos, mas, para chegar até concretização, eles precisam seguir roteiros, listas, planejamentos e rotinas. Sem o elemento Terra e sem a disciplina de Virgem, não teríamos uma boa âncora na vida do cotidiano, tudo seria uma bagunça, um tremendo caos e ficaríamos numa teia de ansiedade pela ausência da concretização.
      Virginianos são muito simpáticos, receptivos e humildes, transmitindo o seu conhecimento a todos aqueles que cruzam o seu caminho e, geralmente, possuem uma postura ética muito bonita devida ao grande senso de responsabilidade. Por serem muito práticos, podem ser céticos, mas, ainda que não tenham algum segmento religioso, sempre basearão as suas vidas em princípios morais rígidos e éticos.
      Podem se identificar com o Confucionismo (tenho júpiter em virgem e me identifico muito com o Confucionismo também embora eu tenha um lado cristão espiritual bem forte graças ao meu netuno bem aspectado hehehe). Lembrando que Júpiter é o planeta que representa a fé e os ideais e rege sagitário.
      Tal identificação deriva do fato de que, ao contrário de profetas de religiões monoteístas, Confúcio não pregava uma teologia que conduzisse a humanidade a uma redenção pessoal, mas pregava uma filosofia que buscava a redenção do Estado mediante a correção do comportamento individual. Tratava-se de uma doutrina orientada para esse mundo, pregava um código de conduta social e não um caminho para a vida após a morte.
       Acho que está mais do que na hora do Brasil seguir o Confucionismo hehehe, seria muito interessante a redenção do Estado pela ética e a correção moral das atitudes de cada indivíduo. :)
        A Professora Marocas está sempre corrigindo o Chico Bento, mas, apesar da postura séria, ela sempre age com ternura, amor e respeito pelos alunos. Eu sempre admirei a professora Marocas e, quando eu lia Chico Bento, eu pensava: "Quando eu crescer, eu vou ser professora!" hehehe. Você podem achar que as características de Virgem são "chatas", mas imagine um mundo sem ordem e sem rotina. Imagine se você fizesse tudo apenas quando tivesse vontade. Resultado: você se alimentaria mal, não tomaria mais banho e não estudaria ou trabalharia. Não daria muito tempo e você certamente sentiria saudade da ordem e da disciplina. Sem ordem e sem disciplina não há cultura e construção.

    

  Libra -- Luca

  Bonito por dentro e por fora, charmoso, sociável, diplomático, simpático, receptivo, justo, atrai os olhares das garotas do bairro do Limoeiro (inclusive os olhares interessados e apaixonados da Mônica), Luca é um típico Libriano. O signo de Libra é um signo regido pelo planeta Vênus, o que torna os seus nativos pessoas com muito charme e intenso magnetismo.
  A capacidade de se colocar no lugar do outro, a empatia e a intelectualidade são caraterísticas desse signo regido pelo elemento Ar. Expansivo, gosta de interagir com as pessoas e, através dos relacionamentos, descobrir um pouco mais acerca de si mesmo. Ele tem talento para trabalhos em equipe e jogos em equipe como o basquete. Sabe gerenciar grupos e resolver conflitos para fazer reinar a harmonia. Não são raros os advogados com sol em Libra ou ascendente em libra.

                 

  
     Veja o que a Turma da Mônica Wiki diz acerca de Luca:

Luca é um garoto cadeirante, amante dos esportes, principalmente de basquete, que foi apelidado carinhosamente pelos novos amiguinhos de “Da Roda” e “Paralaminha”, por ser muito fã do cantor Herbert Vianna e da banda Paralamas do Sucesso. -- Librianos geralmente são sensíveis às expressões artísticas como a pintura, a poesia e a música. Podem gostar de apreciar uma boa música.


Tem muita vontade e disposição para brincar de igual para igual com a Turminha, independentemente de ser paraplégico, o que, para ele e seus amigos, é apenas um detalhe. O que Luca quer mesmo é curtir a vida, estudar e, logo, escolher uma profissão. --Librianos podem ser muito cultos, fazendo com que haja certa tendência a escolher profissões que combinem com o seu alto pendor artístico e cultural.


  Diferentemente dos outros meninos do bairro do limoeiro, são raras as vezes em que aparece para provocar a Mônica, tendo em vista que gosta mais de dialogar calmamente com ela, representando a justiça, a igualdade e a diplomacia próprias de Libra.


           


Escorpião -- Horácio

  Horácio é o nome de um poeta lírico e satírico romano que também era filósofo (muito embora ele não tenha se definido como filósofo no sentido estrito do termo). Seus poemas são apontados como exemplos do impacto da filosofia epicurista na Roma Antiga, lembrando que o epicurismo é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos.
     Na poesia de Horácio, alguns temas epicuristas destacam-se em sua obra, como a importância em se aproveitar o presente (carpe diem) pelo reconhecimento da brevidade da vida e a busca pela tranquilidade (fugere urbem).
     Horácio também é o nome do nosso querido personagem de Maurício de Sousa. Aparentemente calmo, geralmente é retratado nos quadrinhos em seus momentos de solidão quando, ao contemplar o pôr do sol do alto de sua montanha, reflete acerca da vida. Com olhar doce e meigo e personalidade diferenciada (ele é vegetariano embora seja filhote de dinossauro Tiranossauro Rex), Horácio prova que é possível pensar com a própria cabeça e romper os padrões do senso comum.

                 

"Milhares de estrelas... como milhões de luzes piscando pra mim... querendo dizer alguma coisa...." (história em quadrinhos do Horácio).

     
   Por que eu considero Horácio como sendo representante do signo de escorpião? Por três motivos: para romper o mito de que escorpião é um signo necessariamente obscuro (amo romper mitos hehehe), para homenagear o Maurício de Sousa que também é do signo de escorpião (Horácio seria o Alter Ego do Maurício segundo relatos) e por ter embasamento astrológico para isso (é claro).
      Quem vê uma pessoa quieta imagina logo que ela seja "tranquila demais", "frágil" e até mesmo "sem sal" ou "sem personalidade", não é verdade? Mas o senso comum está completamente enganado. Num mundo de ostentação comunicativa vazia, onde muitos falam sem ter nada a dizer, ficar quieto é um exercício de sabedoria. Todas as grandes obras nascem do silêncio. Grandes gênios do âmbito da literatura, das artes e da música já afirmaram que a inspiração nasce do silêncio.
      Se você realmente quer que a sua fala ou a sua escrita tenha conteúdo, fique quieto e reflita horas antes de se comunicar. Pensar antes de falar é sabedoria pura. Todas essas palavras que estão sendo depositadas aqui nasceram de momentos de silêncio. Eu gosto de ficar quieta, observando o mundo e refletindo acerca da vida e da alma humana. São nesse momentos de solidão e silêncio, quando acendo um incenso ou uma vela para meditar ou leio gibis da Mônica, que nascem as minhas reflexões filosóficas e astrológicas.
        Nesses meus momentos de solidão, surge uma criatividade profícua que me leva aos discursos fundamentados (sejam escritos ou falados). É fácil perceber o meu mercúrio em leão, a minha expressão e o meu lado comunicativo. Mas eu não sou de ficar falando toda a hora. Gosto de falar pouco, mas, quando falo, gosto de falar bem. É a qualidade da comunicação e não a quantidade que importa. O nível intelectual de alguém não se mede por quanto tempo ela falou, mas por quanto tempo ela esteve no silêncio. É perceptível que o silêncio tem a sabedoria de Deus. Em escolas esotéricas e iniciáticas, o aprendiz deve ficar em silêncio até se tornar mestre. Não é isso que ocorre também no mundo cotidiano? O aluno fica anos em silêncio, ouvindo o professor e absorvendo o conteúdo, até ele mesmo se tornar um mestre naquele assunto...
                 

           
              Num mundo de aparências, de discursos vazios, de exibicionismo virtual e de pessoas fúteis e superficiais, cultivar o valor da essência e da busca pela reflexão da verdade é sabedoria pura. Tenho plutão em escorpião na casa 1 (casa astrológica da identidade), dou muito valor à introspecção, à intimidade e à essência. Vivo em constante conflito com o meu lado obscuro e quero sempre me transformar em uma pessoa melhor.
             Não condeno o mundo exterior ou as aparências. Não condeno as forças do ego. Eu mesma defendo que não devemos viver só do etéreo e que é preciso colocar os pés no chão e encarar o mundo. Gosto de me arrumar, de me vestir bem, de expressar o meu ego de maneira positiva. Não sou hipócrita de pregar o abando da matéria, pois não vivo no topo da montanha com manto e sandálias fransciscanas. Mesmo de salto alto ou terninho, dentro do meu coração está a filosofia do amor e da verdade e a chama de Cristo que eu cultivo. Não importa se você está de sandália fransciscana ou de salto alto, mas o que o seu coração cultiva é o que vai expressar se a sua essência realmente é amorosa e humilde.
             Viva na matéria, celebre a vida, se arrume, "brinque" com o seu ego e com a sua vaidade hehehe, mas não se vislumbre por absolutamente nada. Não compare a sua vida com a de ninguém, não se deixe afetar pela matéria, pois o espírito prevalece sobre a matéria. Viva na matéria, mas conserve o seu coração na pureza espiritual.        
           Horácio é escorpião, pois representa a vivacidade dos pensamentos que há por trás de sua aparência de "tranquilo". Cuidado com as pessoas aparentemente tranquilas, visto que as pessoas mais caladas possuem as mentes mais barulhentas e os vulcões mais perigosos são os aparentemente adormecidos. :)
         Horácio me representa, ele é um dos meus personagens favoritos, pois ele representa a liberdade de pensamento, a expressão da alma, a reflexão e a filosofia. Tendo em vista que escorpião é o signo dos mistérios mais profundos, das reflexões profícuas, das transformações intensas, das transmutações, das superações, da intensidade e do mito da fênix (pássaro mitológico que renascia das próprias cinzas), Horácio é escorpião por ser o personagem mais profundo e complexo da Turminha. Ele é contemplativo, reflexivo, inteligente e extremamente perceptivo.

                    

        
           Um escorpiano não é obscuro (derrubando mito aqui), mas gosta de se defrontar com o lado obscuro dele mesmo para se transformar em uma pessoa mais sábia. Enquanto os outros "empurram para debaixo do tapete" os seus defeitos e se acomodam em ciclos viciosos, os Escorpianos (ou pessoas com plutão forte no mapa) gostam de transformar as suas vidas e superar as suas limitações, lutando contra os obstáculos externos e internos todos os dias. É uma batalha dentro da alma deles.
          Dono da maior força de vontade do zodíaco, nada impede um escorpiano de vencer. Escorpião é um signo poderoso, mas, muitas vezes, os nativos desse signo não têm consciência de seu enorme poder pessoal (nem todos são manipuladores ou orgulhosos diante do conhecimento de seu poder). Horácio é poderoso e humilde, representando um Tiranossauro Rex (símbolo supremo da força até mesmo bruta) pacífico, amoroso, vegetariano, gentil e simples. Se um escorpiano depurar as suas energias e canalizar todas positivamente, ele acaba por se tornar extremamente sábio e iluminado. Vida, morte, transformações profundas e rompimento de tabus são assuntos absolutamente escorpianos. Tenho a avó materna deste signo, ela é bem intensa e autêntica.
    
 
       


  Sagitário -- Papa Capim

   Tendo em vista que Papa Capim é aventureiro, destemido (ele enfrenta até onça-pintada), expansivo, alegre, bem-humorado, defensor de ideais ambientais e da cultura do seu povo, o signo que ele representa é sagitário. Sagitário é um signo expansivo, alegre, filosófico, idealista, dinâmico, generoso, libertário e cheio de fé em suas crenças e convicções sólidas como Papa Capim, sendo regido pelo planeta da abundância: o planeta júpiter.  
    Capazes de lutar até o fim pelo que acreditam, sagitarianos jamais abrem mão de sua liberdade, o seu bem maior. Representados pela figura do Centauro, ser mitológico metade homem e metade cavalo e possuidor de um arco e de uma flecha, os sagitarianos sempre estão apontando as suas flechas/metas em direção aos ideais elevados ao mesmo tempo em que estão enraizados na terra e em contato direito com o seu lado selvagem. Amam os animas e se sentem livres em contato com a natureza, sendo pessoas extremamente cativantes e autênticas.
     Representantes do elemento fogo assim como áries e leão, os sagitarianos são pessoas agitadas e que necessitam de espaço e liberdade para expressarem a sua personalidade dinâmica e brilhante. Gostam de viajar não com o mero intuito de passear, mas para absorver as culturas e os idiomas dos países que visitam. Gostam de filosofar e construir um ideal próprio para a sua vida. Não admitem dogmas prontos, pois isso afrontaria a sua liberdade preciosa, então precisam de aventuras e de encarar a aquisição própria de conhecimento. Não são raros os autodidatas do signo de sagitário, signo típico de diplomatas e políticos também.
     Eu tenho a lua em sagitário (a lua representa o setor emocional e o que nutre a nossa alma) e, muito embora eu não pareça aventureira, me atraem pessoas aventureiras e eu tenho um lado aventureiro dentro de mim que necessita de desafios (nem que sejam desafios puramente mentais/intelectuais). Sou resistente a esportes radicais, mas amo esportes mais calmos e solitários como natação e andar de bicicleta. Amo o ar livre e não gosto de academia. Prefiro me exercitar ao ar livre, eu amo mar, amo a fauna e a flora e respirar o ar puro.

                  

      
          Amo viajar (nem que seja "viajar" nos livros e nas ideias). Tenho convicções fortes e gosto de defender a liberdade. A liberdade de pensamento e de crença nutre a minha alma. Estudar para mim não é chato, pois encaro os livros não como obrigação de estudante, mas como o "passaporte" para a minha liberdade de expressão intelectual. Eu realmente sinto paixão pela leitura e pelos livros, me divirto ao adquirir um conhecimento novo e expandir horizontes.
       Muito embora eu seja canceriana e caseira, há um lado aventureiro dentro de mim que ama expandir os horizontes (por isso é importante a leitura completa do nosso mapa astral, o posicionamento da lua é muito marcante). Atrás da minha aparência por vezes "conservadora", há uma mente libertária e até "transgressora".
    Papa Capim carrega um arco e uma flecha, representando bem o arquétipo de arqueiro. Veja o que diz o site da Turma da Mônica Uol sobre esse personagem: O Papa-Capim é esperto, ama a natureza e entende os animais. Seu sonho é se tornar um adulto sábio como o pajé da sua aldeia, e corajoso como o cacique Ubiraci. --Pessoal, Papa Capim é sagitário puro. Além de corajoso, almeja obter a sabedoria de vida do pajé, representando bem o centauro (corajoso e vivaz como o cavalo e idealista convicto como o cavalheiro).


            

 
    Capricórnio -- Cascão

   Já li que Cascão pode representar o signo de sagitário por ele gostar de esportes e jogar muito bem futebol. Mas ele é muito pessimista e "ranzinza" para ser de sagitário hehehe. Não podemos nos esquecer de que ele sempre tem uma visão pessimista acerca da concretização dos "planos infalíveis" do seu melhor amigo Cebolinha.
    Realista, prático, teimoso, ranzinza, sério, desconfiado, discreto, conservador e ambicioso: assim é Cascão, um capricorniano típico, lembrando que este signo é regido por saturno. Cascão é tão teimoso que não há quem o convença a tomar banho hehehe. Ele é sempre realista e, quando o Cebolinha vem mostrar a ele os seus planos infalíveis, ele é sincero com o amigo e avisa que o plano não funcionará na prática. Mesmo assim, por lealdade ao seu melhor amigo, ele participa dos planos infalíveis, sendo ele o responsável por colocar em prática as ideias de Cebolinha além de acabar levando coelhadas ao lado do amigo.
      Interessante notar que capricórnio, signo que eu atribuo ao Cascão, é um signo de terra enquanto gêmeos, signo que eu atribuo ao Cebolinha, é um signo de ar, ou seja, aqui há a representação arquetípica do geminiano que leva as suas ideais (ar) para o capricorniano realizar na prática (terra).
         Cascão adora inventar seus próprios brinquedos usando todo tipo de sucata e muita imaginação, o que representa outra característica forte de capricórnio que adora ter o próprio negócio e fabricar o próprio instrumento de trabalho ou diversão.

  


 Aquário -- Franjinha

  Possuidor de uma inteligência acima da média e de uma capacidade inventiva surpreendente, amante da ciência e das novas tecnologias, visionário, futurista, astuto, excêntrico, genial, original, criativo, diferente, fascinado por descobertas e pelo conhecimento: assim é o nosso querido Franjinha, um aquariano típico! Quero derrubar o mito de que aquariano é louco. Aquariano não é um lunático, aquariano é um gênio! Ele sempre está avançado em relação ao seu tempo. O que podemos dizer da máquina do tempo do Franjinha? Genialidade total!
 Aquário é regido pelo planeta urano e simboliza as mudanças abruptas, as revoluções, os ideais libertários, as invenções e o progresso visionário. Não são raros os gênios do signo de aquário, pessoas visionárias cujas mentes estavam muito mais avançadas do que o tempo em que viviam.
   Franjinha é um dos personagens mais inteligentes da Turma da Mônica e sua capacidade de influenciar grupos através de suas ideias e invenções é surpreendente. Para os aquarianos, a humanidade é uma grande família e a realização deles consiste em deixar um legado para as futuras gerações (sim, eles sonham alto e realizam grandes obras hehehe).
       Ele possui o seu próprio laboratório, onde inventa máquinas e fórmulas e faz várias pesquisas científicas, inclusive algumas máquinas e "engenhocas" são encomendados pela turma. Aquarianos adoram ajudar os amigos ao transmitir o seu conhecimento e compartilhar das suas invenções. Aquário também influencia o meu mapa astral (temos na roda astral a influência de todos os signos do zodíaco não apenas do nosso signo típico solar).
        A influência de aquário e o campo onde urano e este signo atuam em meu mapa astral expressam pontos bem peculiares de minha personalidade que eu não posso contar a vocês hehehe (podem ficar curiosos, meu lado obscuro tem pinceladas aquarianas, um segredo meu nas entrelinhas de minhas poesias hehehe). Se eu revelar literalmente o meu ponto aquariano, a aura secreta das minhas poesias pode perder a graça. A magia está no mistério!

         


  Peixes -- Magali
  
      Meiga, delicada, compreensiva, amorosa, carinhosa, solidária (exceto quando se trata de dividir com alguém a sua melancia hehehe), sonhadora e até mesmo avoada algumas vezes: assim é Magali, uma menina do signo de peixes dentro da turminha. Eu discordo de que a Magali seria de Touro simplesmente por ser gulosa, pois, embora haja o prazer pela boa comida (característica compartilhada por Touro), eu não vejo outras características taurinas nela. Eu vejo muito mais o signo de Peixes na Magali. O próprio olhar da Magali é sonhador igual ao de Peixes, e o jeitinho fofo dela é típico do elemento água e do planeta netuno (regente de peixes).
    Ele á a melhor amiga da Mônica (câncer e peixes formam uma dupla infalível, tenho uma amiga de peixes e a avó paterna desse signo), compreendendo as confissões da Mônica como ninguém. Sua empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro) é mágica e incomum, fazendo da Magali uma menina meiga, iluminada, querida e muito especial.
      O seu fascínio por gatos é nítido diante de seu amor ao seu animal de estimação e também mascote, Mingau, na qual é revelado que foi adotado por Magali quando o viu com fome e o achou em uma caixa na rua (solidariedade típica de Peixes). Eu amo animais, especialmente cachorros, minha curiosidade e conhecimento por gatos se deu através da leitura das histórias de Magali :).
      Sua gentileza e meiguice são bem expressivas, bem como o seu apetite voraz (as pessoas de peixes devem tomar cuidado para não descontar nos vícios e na comida a sua carência e a sua angústia diante da sensibilidade exacerbada de suas almas). Peixes tem muita fome hehehe (não só de comida, mas de paz, amor, empatia e luz), eles precisam aprender a canalizar os seus potenciais artísticos de forma lúdica e saudável.
        Esbelta e linda, Magali possui beleza interior e exterior, cativando a todos com seu jeitinho doce e meigo e conquistando o coração do filho do padeiro (o Quinzinho). :)

   



   Espero que tenham gostado. Texto escrito com muito amor e carinho. Amo a turma da Mônica! Que Deus sempre ilumine o Maurício pelo trabalho maravilhoso de colorir a infância e a vida de tantas pessoas!

  


Texto escrito por Tatyana Casarino, canceriana do dia 11 de julho, advogada, poetisa, amante da literatura , admiradora dos astros e das estrelas e aprendiz entusiasta de astrologia.

            

    
Se você adora astrologia, confira também:

*Os signos das princesas


*Os signos dos príncipes

*Os signos dos vilões da Disney

http://tatycasarino.blogspot.com.br/2016/03/os-signos-dos-viloes-da-disney.html
  


     
         
        


  

8 comentários:

  1. Sua análise dos signos realmente é mais aprofundada e precisa, em comparação com os quadrinhos originais, em especial no caso da Mônica, nunca a imaginei como canceriana. O Horácio nunca ficou estabelecido como o "alter ego" do Maurício, porém ele é o único personagem que até hoje é desenhado apenas por ele, quase um tipo de "ciúme" do autor. E eu também concordo com a adoção de uma filosofia confucionista no Brasil. :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mateus! Agradeço pelo comentário e pela presença aqui. :) Eu também gostaria muito de ver a adoção da filosofia confucionista no nosso país! Fico feliz que tenha gostado da minha análise, eu costumo me aprofundar na essência dos arquétipos e não me sinto satisfeita com rótulos simples. Se você tiver alguma ideia de personagens para eu analisar as características astrológicas, pode fazer sugestões. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, suas análises foram muito boas, concordo demais com você, e adoro ver e analisar a personalidade de pessoas e personagens, não sei se isso tem a ver com o signo, pois também sou de cancer, mas com ascendente em escorpião, gosto muito desse tipo de coisa, e é muito difícil ver isso em blogs hoje em dia (uma análise mais aprofundada), enfim, adorei =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo! Seja muito bem-vindo ao Blogue Recanto da Escritora. Visite o Recanto sempre que quiser. ;) Fiquei imensamente feliz em ler o seu comentário. Eu também sempre fui inclinada a investigar a minha personalidades e a das pessoas. Talvez essa nossa característica tenha vínculo com o nosso signo sim, visto que Câncer é um signo observador e intuitivo. Além do mais, o seu ascendente em Escorpião também propicia uma intuição bem poderosa e uma capacidade de ver as pessoas além das aparências. Grande Abraço! ;) :)

      Excluir
  4. Muito boa a sua análise! Parabéns!!
    Não sei se você sabe, mas tem uma história que se chama "aniversário dos signos" que fala os signos dos personagens, a Mônica é de Áries, a Magali de touro, agora o do cebolinha e do cascão não lembro direito, sei que um é de escorpião o outro sagitário, mas não lembro qual é qual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula! Bem-vinda ao Blogue! Muito obrigada pelo seu comentário. Fico feliz com a sua presença aqui no Recanto da Escritora! Que tal seguir o Blogue e conferir outras postagens? Tenho certeza que você vai gostar. Eu fiz outras postagens de Signos e Personagens, envolvendo princesas da Disney, príncipes e vilões. Procura nas Tags ao lado direito do Blogue. ;) Obrigada pelas informações. O que você citou tem a ver com os signos oficiais dos personagens, e aqui no texto eu dei a minha versão astrológica. Beijo grande!

      Excluir
  5. Sua análise foi tão intensa que remete mais a você do que aos personagens, típico de câncer rss. Não concordo com Mônica de câncer isso diz muito de você do que dá personagem, Mônica é típica ariana com Marte em escorpião. Magali é a taurina em pessoa, acho que você falou das personagens muito com o seu sentimento não separou o que você acha do que realmente é. Essa é minha opinião, beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito a sua opinião! Viva a diversidade de opiniões! Você tem todo o direito de pensar assim, bem como eu tenho o direito de acreditar no caráter meigo e canceriano da Mônica que ama proteger o seu bairro por trás de seu lado bravo. Cada astrólogo tem opiniões diferentes, e eu gosto de dar o exemplo das minhas posições planetárias para elucidar. A Débora Mechica, por exemplo, uma astróloga maravilhosa do YouTube considera a Mônica de Leão. Tem um vídeo dela a respeito da Mônica e Astrologia. Também concordo que Magali teria Touro forte no mapa astral. Beijos! ;)

      Excluir