O Cantinho de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará Textos diversos e Poesias simples com a medida do coração.









Contador Grátis





sexta-feira, 25 de março de 2016

Os signos dos vilões da Disney


            



      Olá, pessoal! Considerando que as minhas postagens mais lidas do Recanto da Escritora são referentes aos signos das princesas e dos príncipes, resolvi escrever acerca dos signos dos vilões da Disney.
    Sou fã das animações Disney e admiradora entusiasta dos conhecimentos místicos do passado (astrologia, tarot, alquimia e etc), sendo assim, ao observar as características psicológicas de alguns vilões da Disney, percebo os signos em que eles poderiam se enquadrar conforme as alegorias astrológicas estudadas e o lado oculto de cada signo.
    Bem, nessa postagem, eu vou sugerir os signos que seriam representados por cada vilão além de citar os defeitos e o lado "dark", obscuro, de cada signo através dos vícios expostos de cada personagem. Saliento que utilizo a Astrologia não como instrumento de adivinhação (como usualmente ela foi tratada por algumas correntes de pensadores desde a idade média), mas como ofício do autoconhecimento, considerando a alquimia esotérica, os estudos do vícios e virtudes do ser humano, as alegorias, o simbolismo e a psicologia arquetípica de Carl Gustav Jung.
    Descobrir o nosso lado obscuro é como sentir um "soco na alma", porém é necessário abandonar todas as máscaras e encaramos com coragem os nossos vícios se quisermos nos transformar em seres humanos melhores.




Áries -- Shan Yu

       Shan Yu, vilão do filme "Mulan", é um dos vilões mais cruéis e impiedosos da Disney. Ele mata os inimigos a sangue frio, expressando insensibilidade, força bruta e uma agressividade além do comum. O planeta marte, regente do signo de áries, é o planeta da guerra, influenciando os arianos a terem uma postura mais agressiva, impulsiva e direta.
   O excesso de impulsividade e franqueza arianas podem se transformar no vício da dureza e da insensibilidade, sendo assim, os arianos, muitas vezes, ferem sem perceber e acabam por ficar cegos diante das necessidades e sensações dos outros caso o individualismo e a confiança exacerbada na própria força tomem conta deles.
      Percebe-se que Shan Yu é extremamente confiante tanto na sua força e superioridade quanto na força de seu exército, permitindo a vinda dos seus inimigos ao campo de batalha a fim de provar sua força. Tais exemplos incluem seu ataque sobre a Grande Muralha, onde ele permitiu que uma sentinela solitária acendesse o sinal de fogo, enviando a palavra ao Imperador e dando-lhe tempo para mobilizar o Exército Imperial. Mais tarde, ele permite que um dos espiões chineses fosse à Cidade Proibida, presunçosamente dizendo ao espião para sugerir ao Imperador que enviasse as suas melhores tropas para enfrentar os hunos.




Touro -- Governador Ratcliffe

  Ratcliffe é o antagonista do filme "Pocahontas". Ávido pelo ouro da América, ele não pensa na natureza com outro propósito que não seja a exploração cruel e materialista. Mesmo com o povo indígena a morar sobre aquelas terras, Ratcliffe desconsidera a humanidade daquelas pessoas, valorizando mais o ouro do que a dignidade humana.
   Ainda recebendo avisos de que não havia o ouro que ele pensava sob a terra americana descoberta daquela região, ele continuava a explorar a terra impiedosamente com o objetivo de enriquecer e fazer alianças políticas na Inglaterra. Em seus sonhos mais grandiosos, ele almejava se tornar mais importante do que o próprio rei inglês, conquistando as inglesas não por sua personalidade, mas pelo seu dinheiro.
     A teimosia, o apego aos bens materiais, a obstinação pelos seus ideais (ainda que não sejam elevados) são caraterísticas dos vícios do signo de Touro, o qual rege a segunda casa do mapa astral destinada a temas sobre finanças e é regido pelo planeta Vênus, o qual apresenta apego ao luxo e ao superficial quando tem suas energias deturpadas.

    


Gêmeos -- Jafar

  Jafar é o antagonista do filme "Aladdin". Toda a sua vilania ocorre por meio das palavras, já que ele é especialista em influenciar o rei por meio de seus "conselhos". Como conselheiro real do sultão, ele se aproveitava impiedosamente de sua função para obter vantagens indevidas e influenciar a política do reino através de suas palavras.
   Suas palavras tinham tanto poder e magnetismo que o sultão ficava "hipnotizado" todas as vezes que Jafar conversava com ele. Sendo assim, por mais absurdas que suas ideias fossem, a maneira com a qual Jafar colocava as palavras conseguia ser tão mágica que todos acreditavam nele. A forma que ele consegue convencer Aladdin a adentrar na caverna dos tesouros para pegar a lâmpada mágica também expressa toda a sua esperteza comunicativa.
    Mercúrio, planeta regente do signo de gêmeos, rege o reino das palavras e do pensamento, fazendo com que as pessoas desse signo tenham, geralmente, facilidade com o universo das palavras e da comunicação. Porém, quando o dom da palavra é deturpado nascem vícios perigosos como a mentira, a manipulação através da palavra e o mau uso da inteligência, a qual acaba por representar uma esperteza perigosa e "maquiavélica".

  


Câncer -- Mamãe Gothel

  Mamãe Gothel, ou simplesmente Gothel, é a vilã de "Rapunzel". Ninguém imaginaria que uma mãe aparentemente doce e carinhosa com a sua filha pudesse ser a grande vilã da história. Ela havia sequestrado a princesa Rapunzel a fim de se aproveitar do poder da flor mágica que a menina possuía, a qual tinha a habilidade da cura e do rejuvenescimento. Quando a rainha estava sob perigo de morte, essa flor mágica, além de curar a sua saúde, passou a fazer parte da alma de sua filha Rapunzel.
     No entanto, Gothel separou a princesa de seus verdadeiros pais e a trancafiou em uma torre durante 16 anos para conseguir a magia da flor que a menina carregava dentro de si e expressava todas as vezes que cantava, iluminando seus longos cabelos. Gothel tratava a menina com cuidado e parecia ser uma mãe carinhosa e protetora, mas, atrás de sua aparente doçura, havia uma ambição desmedida e injustificável.
     Todas as vezes que a princesa expressava o desejo de sair da torre, Gothel armava-se com sua típica chantagem emocional, fazendo com que a menina sentisse medo e culpa a fim de dominar o psicológico da princesa. A lua, regente do signo de câncer, representa o arquétipo das fadas, bruxas, meninas, mulheres e mães e rege o setor emocional do ser humano.
     Cancerianos são conhecedores das profundezas da alma e navegam com facilidade nas águas das emoções como nenhum outro signo, podendo ser excelentes psicólogos e agentes de cura emocional das feridas das pessoas. Entretanto, caso suas características lunares sejam deturpadas, o canceriano obscuro pode usar o seu conhecimento emocional para ferir as pessoas justamente em seus pontos mais fracos, impondo culpa e frustação aos outros através de sua chantagem emocional.
       Vale lembrar que, por trás da "casca dura dos caranguejos", há muita vulnerabilidade nos cancerianos apesar de ser escondida sob sete chaves. Mas, assim como podem ser carentes e vulneráveis, eles também sabem identificar o ponto mais vulnerável dos outros, inclusive dos mais "durões", podendo ferir com uma capacidade surpreendente.

  


Leão --Gaston

  Indubitavelmente, Gaston é o vilão mais "metido" da Disney hehehe. Sua prepotência é notadamente o ponto mais expressivo de sua personalidade, bem como a sua soberba, que é tão exacerbada que chega a ser irritante.
Ele está convencido de que é o caçador mais habilidoso e bonito da aldeia francesa onde mora, alimentando constantemente o seu ego com elogios, disputas, caças e os suspiros das mulheres fúteis.
   Antagonista do filme "A Bela e a Fera", ele está disposto a se casar com a Bela simplesmente por ela ser tão bonita fisicamente quanto ele, considerando essa bela francesa uma mulher à altura de seu valor. No entanto, ao propor o casamento, recebe uma resposta negativa da moça, pois ela possui, além de beleza externa, beleza interior, inteligência e valores como a humildade e a bondade.
   Como nunca recebeu negativa de outra mulher em sua vida devido à fama que possuía na aldeia de melhor caçador, beleza física e posses, ele enlouquece diante de Bela, visto que ela acabou por pisar em seu orgulho quando demonstrou a firmeza de seu caráter. Personificando o mito de que os homens gostam das mulheres mais difíceis, Gaston cria um plano obsessivo a fim de se casar com Bela, sendo capaz até de prender o pai dela num manicômio para propor a liberdade de Maurice em troca do casamento. Todavia, a sua "gana" em relação à Bela era muito mais vinculada ao seu orgulho do que a qualquer tipo de amor.
     O signo de leão é regido pelo sol e possui as características solares de amor-próprio, honradez, altivez, brilho e magnetismo. Quando bem canalizadas, essas caraterísticas fazem dos leoninos pessoas de muita luz, as quais ajudam os outros a descobrirem o próprio valor, curando os egos feridos e aquecendo os corações assim como a Bela curou a Fera.  No entanto, o lado obscuro desse arquétipo é a arrogância, a prepotência e a confiança demasiada nos próprios recursos, transformando alguns leoninos em pessoas "metidas" e egocêntricas.


  


Virgem -- Madame Medusa

   Como ela é uma gananciosa proprietária de uma loja de penhores, Madame Medusa não vai descansar até ter em suas mãos o maior diamante do mundo. Medusa vive na Baía do Diabo e possui dois crocodilos como seguranças. A antagonista do filme "Bernardo e Bianca" é uma das vilãs mais assustadoras e irritantes na minha opinião. Quando eu era criança, eu ficava muito triste ao ver sua vilania hehehe.
    O filme "Bernardo e Bianca" (um dos filmes mais fofos da Dinsey) trata sobre uma organização mantida por ratos localizada no subsolo da ONU na cidade de Nova York dedicada a ajudar vítimas de sequestros em todo o mundo. Dois ratos, o zelador Bernardo e sua co-agente, a elegante Bianca, saem em busca de Penny, uma menina orfã que está sendo mantida em cativeiro pela caçadora de tesouros Madame Medusa.
    As características obscuras do signo de virgem, signo regido pelo planeta Mercúrio (assim como gêmeos) e pelo elemento terra, podem deixar as pessoas analistas, críticas contumazes, inflexíveis, apegadas à rotina e aos bens materiais. Quando bem canalizadas, as características do elemento terra podem fazer com que as pessoas sejam ótimas trabalhadoras e concretizem as ideias no mundo tangível e prático. Entretanto, o excesso de críticas e o perfeccionismo aliado ao materialismo podem propiciar uma irritante arrogância e uma insensibilidade quanto aos sentimentos não tangíveis.
    Medusa desconsiderou todas as emoções de Penny, esquecendo-se de que a menina era apenas uma criança cheia de sentimentos, visto que a enxergava tão somente como uma auxiliar em seus planos. Madame Medusa a sequestrou, tendo em vista que Penny era pequena e, por isso, poderia encontrar o diamante que estava em uma caverna subterrânea. O pensamento excessivamente prático e desprovido de sensibilidade pode ser um lado bastante obscuro de virgem, o qual pode cair na frieza e na ganância.




Libra -- Rainha Má

    Uma das vilãs mais belas da Disney (quando não está transformada em velha bruxa) é a Rainha má, a qual expressa muitas características do signo de libra. Vaidosa ao extremo, ela é capaz de perguntar diariamente ao espelho mágico: "Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?" [Quem aí não se lembra dessa frase, a mais famosa da história dos desenhos animados? hehehe]. Touro e Libra são signos famosos por produzirem, em grande parte, pessoas bonitas. Librianos e taurinos são conhecidos como os "bonitinhos" do zodíaco, já que o planeta vênus, regente de ambos os signos, é o planeta da beleza.
       Entretanto, quando não canalizam positivamente as qualidades de vênus em equilíbrio, paz e beleza interior, os librianos podem se tornar pessoas excessivamente vaidosas e apegadas à imagem externa que passa para os outros. Sendo assim, podem sair da diplomacia diretamente para a falsidade, transformando o charme e a beleza em armas de manipulação. O mau uso da beleza, a vaidade excessiva, a luxúria, o culto ao corpo e as ilusões das aparências são características negativas que rondam o arquétipo obscuro de libra.
    No caso da Rainha má, a sua vaidade atingiu níveis inimagináveis, chegando a mandar matar Branca de Neve por não suportar conviver com uma mulher que pudesse superar a sua beleza. O que ela não sabia, no entanto, era de que o espelho mágico ao responder que Branca de Neve era mais bela do que ela se referia à beleza interior da princesa e não à beleza externa. Branca de Neve tinha o coração puro, e a sua pureza deixava sua beleza mais evidente. A competição mesquinha e desnecessária entre as mulheres, a vaidade negativa e o mundo de aparência pelo qual vivemos são reflexões a serem feitas diante desse arquétipo libriano a fim de alcançarmos o verdadeiro equilíbrio da balança.

   


 Escorpião -- Malévola

     Assim como câncer, escorpião é um signo regido pelo elemento água, sabendo navegar nas águas das emoções muito bem. Se não canalizarem positivamente sua alta capacidade de análise do psicológico das pessoas e dos pontos vulneráveis delas, ao invés de serem agentes de curas emocionais, transformam-se em magos poderosos e perigosos que vivem a ferir as pessoas pelo seu ponto mais fraco, destilando todo o veneno do escorpião. A chantagem emocional e a manipulação são os vícios mais perigosos deste arquétipo.
   Escorpianos tem a paixão pelo poder como um grande lado obscuro, podendo ser manipuladores e usar todo o seu magnetismo para o mal quando for oportuno a eles. Escorpião é o signo mais apaixonado, intenso e profundo do zodíaco, porém também apresentam sentimentos de posse, ciúmes, orgulho e uma forte tendência ao perfil vingativo. Obstinados, nunca desistem de um objetivo (seja ele bom ou mau). Logo, se você está diante de um vilão vingativo e obstinado, pode crer que ele é escorpiano.
    Malévola é tremendamente obstinada em sua vingança. Ela se auto-proclama como a "Senhora de Todo o Mal" (isso é tão escorpiano) e representa uma das vilãs mais poderosas criadas pela Disney até hoje (colocar escorpião e poder numa mesma frase chega a ser um pleonasmo hehehe).
     Ela, depois de não ter sido convidada para o batizado de Aurora, amaldiçoa a bebê, dizendo que, quando ela completar 16 anos, tocará no fuso de uma roca e morrerá. Malévola é, muitas vezes, vista como a mais poderosa e sinistra dos vilões da Disney, e suas cenas no clímax do filme estão entre as mais sombrias e intensas produzida pela Disney. Vale lembrar que escorpião é regido pelo planeta plutão (para a astrologia, plutão continua a ser um importante planeta), que rege o poder, a intensidade, as crises profundas, as quedas dos tabus e as transformações da alma.

              


  
    Sagitário -- Úrsula

   Uma das vilãs mais cômicas da Disney não poderia deixar de ser sagitariana. Afinal de contas, sagitário é regido pelo planeta júpiter, um planeta bem-humorado, aventureiro, sagaz, expansivo e sortudo. Contudo, quando não são bem canalizadas as qualidades de sagitário, elas podem se transformar em excessos, extravagâncias, irresponsabilidade e falta de bom senso. Os "fanfarrões", bagunceiros, loucos, imprudentes e inconsequentes podem ser sagitarianos obscuros.
    Úrsula, apesar de ser perigosa e sinistra, tem um grande senso de humor. Úrsula é muito manipuladora e tem talento para fazer as pessoas fecharem seus acordos. Ao contrário de muitos vilões da Disney, Úrsula coloca seus capangas, Pedro e Juca, antes de qualquer coisa e qualquer outra pessoa. Úrsula trata as enguias, como crianças e se refere a eles como "bebês". Quando as enguias são mortas acidentalmente por Úrsula por causa de Ariel, ela chora e leva toda a sua raiva e tristeza para Ariel e tenta matá-la de uma vez por todas. Ela é conhecida por enganar os "sereianos", assim como enganou a bela sereia Ariel.
    O lado mais obscuro e perigosos de sagitário é a capacidade de "hipnotizar" as pessoas com o seu otimismo exagerado, manipulando os seres humanos por meio de seu perfil "fanfarrão" e do discurso eloquente e "metido a dono da verdade". As pessoas acabam acreditando nas histórias contadas pelos sagitarianos como se todas essas fossem verdades absolutas, caindo no engano. Sagitarianos são expressivos e eloquentes como as pessoas de gêmeos, mas, ao invés de serem racionais como este signo de ar ligado ao pensamento e à mercúrio, são fervorosos e entusiastas devido ao elemento fogo que rege sagitário.
    Sagitarianos também podem ser "interesseiros", procurando pela riqueza de júpiter até nos lugares mais inimagináveis. Úrsula fez mau uso da eloquência para enganar Ariel, objetivando tomar o lugar do pai dela, o rei dos mares, o poderoso Tritão.




Capricórnio -- Lady Tremaine

  Capricórnio é um signo de terra regido pelo planeta saturno. Quando bem canalizadas as qualidades de saturno, as pessoas regidas por ele tornam-se maduras, sagazes, sábias, humildes e que sabem caminhar com paciência rumo aos seus sonhos. No entanto, caso deturpem as características saturninas, os capricornianos podem se tornam amargos, cruéis, chatos, rabugentos, "secos", arrogantes, "frios", exigentes e avarentos.
   Lady Tremaine é uma madrasta arrogante, "fria", chata, rabugenta e extremamente exigente com Cinderela, a qual trabalha sem cessar para tentar agradar os seus caprichos sem boa sorte. Avarenta, mesmo com recursos financeiros, obriga Cinderela a dormir no sótão em uma cama simples desprovida de confortos em um cômodo repleto de ratos. Invejosa pelo fato de Cinderela ter sido fruto de um relacionamento amoroso pretérito de seu falecido marido, ela trata a moça com diferenças, já que, para as filhas de sangue, é capaz de fazer tudo embora não seja capaz de nada para a enteada.
   Sua ambição desmedia por ascensão social e o seu interesse materialista (características obscuras de capricórnio) levam Lady Tremaine a preparar as filhas para o baile real a fim de arranjar um bom casamento com alguém de posses, visando principalmente o príncipe. No entanto, proíbe Cinderela de ir ao baile, permitindo que as filhas invejosas rasgassem o vestido de Cinderela sem qualquer piedade.
    Ficou furiosa ao descobrir que Cinderela acabou indo ao baile mesmo assim, pois foi abençoada por uma fada madrinha. E, no final das contas, Cinderela, que era humilde de coração, encontrou o seu amor e teve como consequência a ascensão social, enquanto ela e suas filhas enfrentaram maus tempos financeiros. Um bom filme para refletir acerca do dinheiro e do caráter, já que, geralmente, o dinheiro vem para quem menos pensa nele.


             

 

   Aquário -- Dr. Facilier

     Aquário é um signo de ar regido pelo planeta urano, planeta rebelde, contestador, o qual representa a oitava maior de mercúrio, ou seja, ele seria um mercúrio elevado, levando à comunicação a um nível mais célere, futurista, genial e de "supraconsciência". Urano representa a mente que consegue saltar do racional, invadindo as esferas superiores e mesclando razão à intuição. A própria astrologia é regida por urano, bem como os demais estudos que não são convencionais. Originalidade, excentricidade e liberdade são as palavras de ordem do arquétipo de aquário.
     Entretanto, o lado obscuro de aquário pode revelar uma personalidade excessivamente rebelde, transgressora, escandalosa, teimosa, nervosa e inquieta. Além disso, pode fazer com que as pessoas façam mau uso do seu conhecimento, tornando-se mentirosas e manipuladoras.  
      Facilier, o antagonista de "A Princesa e o Sapo" é um tremendo charlatão, o qual usa de truques para ludibriar as suas vítimas e fazer negócios com elas. Ele diz que pode ler o passado e o presente com as suas cartas de tarô, mas prefere olhar para o seu futuro, oferecendo-se para "mudá-lo". No entanto, os negócios que ele faz normalmente se voltam contra a vítima.

                 


  
    Peixes -- Claude Frollo

   Peixes é um signo de água e regido pelo planeta netuno, o planeta que influencia a espiritualidade, a fé, a magia, a inspiração, a imaginação e tudo aquilo que foge do tangível. As pessoas de peixes têm dificuldade no que tange a concretizar ideias e a colocar os "pés no chão". Geralmente, as pessoas de peixes são sonhadoras e religiosas, sendo o simbolismo de peixes atribuído à religião cristã.
   No entanto, o lado obscuro de peixes pode representar as ilusões, os embustes, as mentiras, o sentimentalismo exacerbado, a falta de praticidade e a perda dos sentidos, fazendo com que as pessoas regidas por netuno sintam dificuldade em encontrar um rumo.  O fanatismo religioso também é outro ponto bastante obscuro das pessoas de peixes, as quais, devido à dificuldade em encontrar objetivos tangíveis, podem se apegar excessivamente ao mundo espiritual, tornando-se fanáticas religiosas.
     O arquidiácono Claude Frollo é o antagonista de "O Corcunda de Notre Dame" e apresenta o aspecto mais obscuro de peixes. Moralista, ele acaba enlouquecendo diante dos desejos que começa a sentir pela Esmeralda, atribuindo todo o pecado do mundo à cigana e perseguindo-a com afinco. Ao invés de ter humildade o bastante para enxergar os vícios e a luxúria dentro de si mesmo, atribui todo o mal que há dentro dele em Esmeralda em uma projeção psicológica imatura.
      Fanático devido à religião que segue, ele é capaz de fazer tudo (até mesmo matar) em nome de seus "grandiosos ideais", sendo cego diante da realidade. Não se sente culpado pelas maldades que faz, considerando-as necessárias para a "paz" de Paris. Ele é tão louco e fanático que se considera mais puro e "santo" do que os outros, escondendo a própria maldade de si mesmo. Ao contrário de escorpião, o arquétipo de peixes encontra dificuldades em admitir o seu lado obscuro e lidar bem com ele.

  


Texto escrito por Tatyana Casarino, advogada, poetisa, amante da arte de escrever e entusiasta aprendiz de astrologia. Tatyana Casarino é canceriana com ascendente em libra, tendo a lua em sagitário e a roda da fortuna em peixes no mapa astral. :)







Se você gostou dessa postagem, confira:

*Os signos das princesas

http://tatycasarino.blogspot.com.br/2013/12/os-signos-e-as-pricesas.html

*Os signos dos príncipes

http://tatycasarino.blogspot.com.br/2015/05/os-signos-dos-principes.html

*Os signos da Turma da Mônica:


 



 





   


2 comentários:

  1. Segundo essas descrições, teríamos outros vilões como:
    -Rourke (Atlantis): Touro.
    -Scar (Rei Leão): Gêmeos.
    -Yzma (A Nova Onda do Imperador): Escorpião.

    A propósito, estou quase terminando minha lista dos dez maiores heróis da Disney, acho que por volta de Maio eu te mando. :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mateus! Agradeço pelos comentários sempre inteligentes e de qualidade! Realmente, você captou bem os arquétipos astrológicos: Rourke é teimoso e ganancioso como Ratcliffe, Scar é esperto e maquiavélico como Jafar, fazendo mau uso da inteligência e Yzma é maliciosa e ávida pelo poder assim como Malévola!Outra curiosidade: Yzma costuma aparecer vestida de preto e roxo, cores associadas à escorpião. Ótimos apontamentos, Mateus!

    A propósito, estive pensando qual seria o signo do vilão "O Cocheiro" de Pinóquio. Não consegui enquadrar o personagem em um arquétipo, pois acredito que ele abrange todos os arquétipos malignos hehehe, mas creio que ele seria do signo de virgem no que toca às características de Madama Medusa que são as mesmas que ele apresenta.

    Abraço!

    ResponderExcluir