O Cantinho de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará Textos diversos e Poesias simples com a medida do coração.









Contador Grátis





quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Os 7 Pecados Capitais no Facebook


  Olá, pessoal. Hoje venho escrever sobre um assunto interessante e engraçado: a presença dos sete pecados capitais no Facebook. Não tenho nada contra a tecnologia e não sou avessa às redes sociais. Ao contrário, tenho simpatia pela evolução tecnológica e suas redes sociais. O Facebook, assim como as demais ferramentas virtuais de relacionamento, é um ótimo meio de divulgar informação, compartilhar notícias, promover serviços, expressar manifestações artísticas e culturais além de propiciar uma eficaz comunicação com pessoas queridas que moram longe de nós.
   Acredito que qualquer tipo de instrumento, mesmo os virtuais, não são bons ou ruins em essência, mas meras ferramentas. Cabe ao ser humano destinar de forma boa ou má o uso de tais ferramentas. O Facebook não é o culpado pelos "males" que, muitas vezes, gera para os seus usuários. Aliás desde que mundo é mundo há inveja, ira, vaidade, luxúria, avareza, gula e preguiça.
   Desde os primórdios da humanidade o ser humano é complexo e conflituoso e, muito antes da existência desta rede social, os males humanos já se expressavam. O que mudou com o passar do tempo foi apenas a forma de manifestação dos males. Hoje em dia, neste mundo inteiramente globalizado, tecnológico e "conectado" que vivemos, surgem de todas as partes benefícios e malefícios. Um dos grandes malefícios do mundo "conectado" é deixar as pessoas cada vez mais alienadas, superficiais e, por incrível que pareça, desconectas.
   Sim, no mundo "conectado", somos cada vez mais "desconectados". Paradoxal, não é? Contradição pura! Estamos cada vez mais desconectados da essência e da profundidade da vida real, estamos cada vez mais desconectados da espiritualidade, do bem-estar, do bem-viver e das pessoas reais ao nosso lado como a família.
   Certa vez uma amiga me disse que o mundo virtual une quem está longe e separa quem está perto. O que ela disse é a mais pura verdade. Então, que tal depois de ler esse texto você parar de mexer no celular, tablet, computador (ou seja lá qual aparelho for) e dar um abraço naquela pessoa que mora aí do seu lado?


*Inveja

  A inveja consiste em uma sensação de incômodo, raiva ou infelicidade ao ver alguém em uma condição desejada por nós. Do latim invidia, a inveja é uma falsa concepção do ego, o qual adora separar o mundo entre vencedores e perdedores. Ao invés de sentirmos felicidade pelas conquistas do outro, tememos que tais conquistas façam com que o outro seja melhor do que nós e, então, criamos a ilusão profana de inferioridade-superioridade. Assim, pensamos que o outro é mais belo do que nós, mais inteligente, mais sábio, mais rico e etc. Isso gera autodepreciação, sentimentos de culpa e complexos de inferioridade.
  Em verdade, ninguém é melhor ou pior do que ninguém, pois todos viemos da mesma fonte divina e possuímos a centelha de Deus em nossos corações. Para os olhos de Deus, todos nós somos iguais. "Porque, para Deus, não há acepção de pessoas" [Rm 2.11]. Além disso, a pessoa que é verdadeiramente segura de si não compara a sua vida com a do outro, pois tem a sua consciência iluminada e sabe que cada jornada humana é uma experiência singular e única.
   Toda a jornada evolutiva consiste em substituir a inveja, a qual é a infelicidade pelas conquistas alheias, pela felicidade e admiração. Ao ficarmos felizes junto com a felicidade do outro, alcançamos um sentimento de luz indescritível.
    Sabe-se que o Facebook, muita vezes, é uma ferramenta que estimula as pessoas a comparem a sua vida com as outras, gerando uma sociedade competitiva, hostil e invejosa.

A seguir mensagens inspiradoras:

"Ser feliz é ver sem inveja a felicidade dos outros e com alegria a felicidade comum". Jacques Bossuet

"Saber encontrar alegria na alegria dos outros é o segredo da felicidade." Georges Bermanos

Lucas 10:27-37
E ele replicou: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e com toda a tua capacidade intelectual’ e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.




*Ira

  A ira consiste em uma emoção profana de indignação e cólera diante de um estímulo negativo externo. Quando somos acometidos por tal sentimento, ficamos "cegos" de raiva, o sangue ferve e somos capazes de fazer as piores coisas por causa desse tumulto passional. Tendemos a culpar os outros e aos "gatilhos" externos por serem os estímulos que despertaram a nossa cólera. No entanto, nós somos inteiramente responsáveis pelo despertar da ira. O ego é frágil e, frequentemente, sente-se ameaçado e ofendido por qualquer coisa.
  Não obstante, a partir do momento que vencemos o nosso ego e encontramos a nossa essência divina dentro de nós, a paz se instaura em nossas almas. Nada pode ser capaz de abalar a nossa essência, eis que ela é pura luz.
    Sabe-se que o Facebook, muita vezes, é uma ferramenta de brigas, discussões, "indiretas", "lavagem de roupa suja" desnecessária e pública, discussões políticas e, por vezes, dissemina a intolerância racial, étnica, religiosa e cultural. Que possamos "filtrar" o que vemos no Facebook e evitar a paranoia de "caçar" indiretas por todos os cantos.
     Lembre-se de que a injúria, muitas vezes, é um modo estranho de elogiar ;)
Exemplo: você acaba de ter uma conquista e, ao invés de ouvir um parabéns, recebe uma injúria. Isso é apenas a forma profana do seu adversário parabenizar você.  

Mensagens inspiradoras para vencer a ira:

“Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”(Mt 11:29).

 "A água inteira do mar não pode afundar um navio a menos que ela invada o seu interior. Da mesma forma, a negatividade do mundo não pode te derrubar, a menos que você permita que ela permaneça dentro de você. "Autor desconhecido

"Responder à ofensa com ofensa, é como lavar a alma com lama. O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater."  Dalai Lama
 
 
 
*Vaidade
  O ego adora vangloriar-se e sentir-se superior através das conquistas do mundo profano. Ganhar, ganhar e ganhar é o lema do "diabinho" do ego. No entanto, ganhar e perder são apenas dois lados de uma mesma moeda. No mundo espiritual, não existem vencedores ou perdedores, mas apenas filhos de Deus. Somos criaturas cheias de luz e não precisamos de "curtidas" no Facebook nem da aceitação alheia para amarmos a nós mesmos. Liberte-se da necessidade de "curtidas" e de compartilhar em excesso a sua vida. Compartilhar conquistas com os amigos virtuais como formaturas, casamentos e momentos especiais é maravilhoso, mas o excesso de informações compartilhadas pode ser vaidade.
  Há pessoas que compartilham nas redes sociais cada suspiro que dão. É um tal de #Partiu academia para cá, #Partiu estudar pra lá, # Partiu balada não sei onde, que chega a ser um tanto exagerado. Não seria uma necessidade do ego de ser visto por outras pessoas em ocasiões onde se encontra bonito e feliz? A vida não é o conto de fadas do facebook. Compartilhar alegrias em exagero pode ser vaidade e compartilhar tristezas e indiretas no Facebook também é um modo de chamar a atenção.
    Postar "selfs" em exagero e fotos do corpo "sarado" também seriam algo que expressa narcisismo e falta de maturidade espiritual, tendo em vista que tal cultura do "self" prestigia a aparência em detrimento da essência. Cadê a profundidade do mundo? Cadê o trocar de ideias?  Cadê a valorização da essência? Será que tudo se baseia no complexo de aparência e sedução?

Mensagens inspiradoras:

"Deve-se deixar a vaidade aos outros que não têm outra coisa para exibir." Honoré de Balzac

"A vaidade não se refere à opinião que alguém tem de si mesmo, mas daquela que ele deseja que os outros tenham dele." William Hazlitt

"A humildade exprime uma das raras certezas: a de que ninguém é superior a ninguém." Paulo Freire.



*Luxúria

  A luxúria decorre da busca desenfreada pelos prazeres efêmeros em detrimento da valorização do amor verdadeiro. O apego exagerado pelas paixões, a falta de fidelidade, o jogo de sedução irracional e a falta de domínio do corpo ensejam a luxúria. Sabe-se que, muitas vezes, o Facebook pode ser uma ferramenta de luxúria, visto que facilita a traição e atrapalha muitos relacionamentos amorosos.
   Vaidade de uns, luxúria de outros. Enquanto uns postam fotos de corpos "sarados", outros admiram tais corpos. Logo, seus parceiros acabam brigando com eles depois de "flagrar" a sua admiração e "curtidas" nas fotos da pessoa "sarada" e vaidosa. Por todos os cantos, casais controlam as redes sociais do parceiro com medo de perdê-lo, configurando o grande mal do século: o ciúme virtual.
    Grupos de homens costumam compartilhar fotos de mulheres "saradas" e bonitonas, com quadril avantajado e cérebro atrofiado. Grupos de mulheres nas redes sociais, por sua vez, costumam compartilhar fotos de homens "sarados", com músculos trabalhados e corações atrofiados. Por que toda essa necessidade de ficar olhando o corpo alheio? Ao invés dessa luxúria virtual, por que as pessoas não vão admirar, ter prazer, namorar e amar pessoas de carne e osso da vida real? O tempo desperdiçado ao ficar olhando "bonitões" e "bonitonas" virtuais não volta e prejudica encontros com pessoas bem legais que nos rondam por aí.

Mensagens inspiradoras:

"É tão absurdo dizer que um homem não pode amar a mesma mulher toda a vida, quanto dizer que um violinista precisa de diversos violinos para tocar a mesma música." Honoré de Balzac
 
"Quando se ama, a fidelidade nada custa."
Henry de Montherlant
 
"A fidelidade é o esforço de uma alma nobre para igualar-se a outra maior que ela." Goethe
 
 
* Avareza
 
  A avareza consiste em cobiça, ou seja, no desejo ardente de acumular bens matérias e preservá-los. Através do Facebook, podemos saber, muitas vezes, as condições da vida material dos outros. Então, além da inveja gerada, a comparação da aparente "riqueza" do outro com a nossa condição financeira pode ocasionar o desejo desenfreado de conquistar bens materiais para que estejamos no mesmo "nível" econômico e padrão de vida dos outros.
  Ao invés de nos amarmos como somos e aceitar nossas condições materiais, damos, por vezes, importância desmedida à opinião dos outros acerca dos nossos pertences.
   Mal sabemos nós que o que nós faz verdadeiramente ricos não é a quantidade de dinheiro que temos no banco, mas a quantidade de luz em abundância que podemos doar espiritualmente a todos ao nosso redor. Abundância não é opulência ou luxo, mas estar cheio de luz dentro de si. É na nossa capacidade de doar e não de ter que reside a verdadeira abundância.
 
Mensagem inspiradora:
 
"Deve-se doar com alma livre, simples, apenas por amor, espontaneamente!" Martinho Lutero
 
 
 
*Gula
 
  A gula representa o desejo além do necessário por comes e bebes apetitosos. Quando desejamos determinado alimento ou bebida além da função primordial de saciar o nosso organismo, estamos sendo gulosos hehehe. Atire a primeira pedra quem nunca teve uma leve gula que seja!
  O momento da alimentação é sagrado, devemos reverenciar esse momento com alegria e extrairmos prazer das refeições com sentimento de gratidão pelo "pão nosso de cada dia" e pelo sustento advindo de nosso trabalho ou de nossos pais. No entanto, comer e beber além da conta faz mal à saúde. Quem acessa o Facebook durante as refeições por ser viciado em tecnologia pode prejudicar o momento em família. Além do mais, quando vemos um doce apetitoso ou a foto de um prato delicioso no Facebook, tendemos a ficar com vontade hehehe.
 
Mensagem inspiradora:
 
"A gula começa quando deixamos de ter fome."
Alphonse Daudet
 
 
 
*Preguiça
 
  A preguiça é a sensação de moleza, a qual gera negligência e fraqueza. A falta de empenho nos estudos e no trabalho apenas prejudica o próprio preguiçoso. Muitas pessoas desperdiçam o tempo em que deveriam estar trabalhando ou estudando em redes sociais como o Facebook.
   A preguiça é o mal que pode ser corrigido com força de vontade e dedicação. Passar horas e horas no Facebook pode ser um desperdício de tempo. Tempo este que poderia ser usufruído para atividades mais necessárias! Se você tem um sonho, corra atrás dele!
 
Mensagem de inspiração:
"Quando um animal ou um homem concentra toda a sua força de vontade para um determinado fim, acaba por consegui-lo." Herman Hesse
 
Texto escrito por Tatyana Casarino
 
  A tecnologia traz aos seres humanos ferramentas maravilhosas, mas que tenhamos sempre consciência da profundidade da vida real e da necessidade de dar mais importância à realidade e menos ao mundo virtual.
 
 
 
#Partiu expressar o meu amor às pessoas! :)
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário