O Cantinho de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará Textos diversos e Poesias simples com a medida do coração.









Contador Grátis





terça-feira, 12 de junho de 2012

O Fantasma Da Ópera

O Fantasma Da Ópera é um romance francês escrito por Gaston Leroux. Esse romance teve inúmeras adaptações para o cinema e para o teatro, sendo o musical mais famoso aquele que foi projetado por Andrew Llyod Webber.

Uma das adaptações que eu mais gosto é o filme "O Fantasma Da ópera" de 2004 com a direção de Joel Schumacher. Nessa adaptação cinematográfica do romance, há uma rara mistura de drama, suspense, romance e musical de forma intensa, cativante e simplesmente inesquecível. Eu nunca havia visto uma combinação de elementos(drama, romance e etc) tão equilibrada, viva e fascinante.
Esse filme me fez apreciar ainda mais os musicais.  Eu adoro musicais pela forma fascinante pela qual vários tipos de artes são combinados: teatro, dança e música. Meus musicais favoritos são "A Bela e a Fera" e "O Fantasma Da Ópera".
Muitas pessoas que não apreciavam muito o gênero musical do âmbito dramático passam a admirar musicais após esse filme.

História do filme-Atenção-Algumas informações em relação ao enredo estão abaixo.
 O Fantasma(Gerard Butler) é um homem que foi abandonado na infância devido a uma queimadura em sua face. Essa deformidade faz com que ele sofra preconceito.
Quando ele era menino, um homem costumava castigá-lo em público, o que o entristecia muito. Um dia, após levar uma surra desse homem em público, ele se enfurece e enforca o seu carrasco. Uma estudante de balé o esconde nos porões de um teatro em Paris para que ele não seja detido pelo enforcamento que cometera. Lá nos porões do teatro, ele cresce observando musicais e se apaixona pela arte. Desse modo, ele passa a escrever peças teatrais como hobby.
Ao se tornar adulto, o seu hobby se torna ofício, e ele vira um gênio da música.Ele usa uma máscara a fim de esconder suas queimaduras, e "manipula" os rumos de teatro na surdina por meio de carta aos proprietários, os quais até pagam o salário desse "funcionário invisível", apelidado de "O Fantasma Da Ópera".
A estudante de balé que o escondeu lá é a única que sabe de seus segredos. Quando ela envelhece, ela se torna professora e balé e tem grande influência no teatro.
Um belo dia, ela se torna responsável por cuidar de uma garota chamada Christine Daaé, a qual fica órfã após a morte do violinista, seu pai. Christine passa a ter aulas de balé com a senhora e também passa a ter aulas de música. Ao ouvir Christine cantar, o Fantasma se apaixona por ela e deseja ardentemente que a moça seja a protagonista dos musicais que ele escreve. Para tanto, ele faz o que for possível para ajudá-la, mas seus gestos são silenciosos( e, às vezes, perigosos).
Christine Daaé(Emmy Rossum) cresce e se torna uma bela jovem. Sua beleza ímpar, sua doçura e sua voz fazem O Fantasma se apaixonar por ela.
Ele passa a ser o professor misterioso de música dela. Quando ele a leva ao subterrâneo do teatro repleto de águas e candelabros, ela pensa que tudo pode ser apenas um sonho de tão surreal. Tudo que flui do fantasma tem um viés gótico, nebuloso e surreal. Os candelabros que surgem das águas formam uma cena inesquecível e com uma pitada de barroco, romântico e gótico.  
Forma-se ainda um triângulo amoroso devido a presença de Raoul(Patrick Wilson), o novo patrocinador do teatro, um homem muito romântico e bonito que viveu um amor de infância ao lado de Christine.
Christine fica dividida entre o amor puro e romântico de Raoul e o amor intenso, excêntrico e obsessivo de Fantasma da ópera.





Fantama da ópera nos faz refletir sobre o quão intenso um relacionamento pode ser e até onde os nossos sentimentos podem nos levar.

Assista ao Fantasma da Ópera Legendado em Português:


https://www.youtube.com/watch?v=R9sfIvVdr3g



Tatyana Casarino