O Cantinho de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará Textos diversos e Poesias simples com a medida do coração.









Contador Grátis





sábado, 25 de setembro de 2010

Barroco


A designação de "barroco" significa "pérola irregular". O barroco foi repleto de formas opulentas, cheias de contrastes, bem ao contrário das formas mais despojadas e mais harmônicas da arte do renascimento.

O século XVII foi peculiarmente marcado pela tensão entre opostos.De um lado, havia a visão de mundo renascentista (otimista e de exaltação da vida). De outro lado, havia uma visão de vida reclusa, que negava o mundo.

No Barroco, há o dito latino "Carpe Diem", o qual significa: "Aproveita o dia de hoje".

Também havia o dito "Memento mori",o qual sifnifica: "Lembra-te, homem, que morrerás um dia!". É constatado que a vaidade e a irracionalidade estavam presentes no Barroco.

O Barroco era influenciado pelo modo de vida do século XVII, um período onde o homem estava vivendo transformações ao mesmo tempo que o retrógrado o prendia. Logo, o homem dessa época estava perturbado de tantas dúvidas que havia em sua mente geradas pelos imensos conflitos entre os opostos. O homem vivia em uma linha tênue entre os princípios antagônicos, prendendo-se a uma dualidade perturbadora.

O século XVII também foi marcado por uma enorme diferença de classes socais. A aristocracia francesa e a corte de Versalhes viviam um luxo exacerbado. Exibição de ostentação era um modo de demonstar pode. Por meio do luxo, exibia-se poder. Havia uma mensagem econômica por tràs: quem tinha o luxo, tinha o poder político e econômico.

Podemos encontrar o barroco na arquitetura, na pintura, na literatura, na poesia e em outras manifestações artísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário