O Cantinho de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará Textos diversos e Poesias simples com a medida do coração.









Contador Grátis





domingo, 22 de agosto de 2010

Curiosidades de perfumes


Foi na França, a partir de meados do século XVIII, que o perfume começou a ganhar a dimensão de um produto de grande consumo, sendo muito procurado por toda a corte de Luís XV.

Logo após a Revolução Francesa chegar ao fim, a história do perfume mudou. A partir daí, não seria apenas composições restritas a águas tratadas com flores e começaram a aparecer fórmulas que combinavam aromas de couros, almíscar e musgos. Nesta época, o perfume começou a ser associado à sedução e até mesmo ao erotismo.

Há uma cidade na França, Grasse, que é o centro da indústria mundial de perfumes desde o século XVI. Muitas casas de perfumes fundadas nos séculos XVIII e XIX ainda funcionam, embora hoje os perfumes de Grasse sejam feitos de flores importadas ou essências químicas. Na cidade ainda é possível visitar o Musée Internationale de la Parfumerie.

Produção dos perfumes franceses

Você tem alguma idéia de como um perfume é produzido? A produção começa como uma fórmula de óleos essenciais extraídos de fontes naturais. A combinação de aromas é criada por um perfumista, chamado de nariz, devido ao seu excepcional olfato.

Um perfume pode utilizar até 300 essências, extraídas de plantas, empregando diferentes métodos: destilação a vapor, extração por solventes, e enfleurage à froid (para as essências caras ou fortes). Por esse processo, florescências penetrantes descansam por meses em camadas alternadas com gorduras, até que estas se tornem saturadas. Os óleos são então lavados com álcool e quando este evapora, o que resta é a essência do perfume.

Para quem gosta de perfumes aqui estão algumas curiosidades interessantes:

4 horas é tempo médio de uma fragrância permanecer na pele;
3 anos é o período de vida de um perfume após sua fabricação;
O ideal é aplicar o perfume de duas a três vezes ao dia;
Peles oleosas seguram mais a fragrância;
Já as peles secas fixam menos a fragrância, devendo ser aplicada mais vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário